Saúde

MEDIDAS

Prefeitura participa de conferência da Comissão de Saúde da Câmara de Vereadores

Foram pontuadas as principais ações de combate ao coronavírus

Publicado em: 19/05/2020 por Kalyne Cunha

Secretaria de Saúde

Prefeitura participa de conferência da Comissão de Saúde da Câmara de Vereadores

Demandas, sugestões e questionamentos foram encaminhados pelos vereadores, à secretária de Saúde, Mariana Jales, que explanou as principais ações realizadas pela Prefeitura. (Foto: Arquivo)

Secretaria Municipal de Saúde, Semus, participou de videoconferência presidida pela Comissão de Saúde da Câmara de Vereadores de Imperatriz, realizada na- segunda-feira, 18 de maio. A abordagem temática contemplou ações da Prefeitura, para o enfrentamento da Covid-19.
Demandas, sugestões e questionamentos foram encaminhados pelos vereadores, à secretária de Saúde, Mariana Jales, que explanou as principais ações realizadas no combate e tratamento do coronavírus.  Dentre elas, a inauguração do Hospital Municipal de Campanha – Covid-19 e o Centro Ambulatorial de Combate ao coronavírus, resultado do Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) firmado com Ministério Público do Estado do Maranhão (MP/MA) e o Governo do Estado.

Sobre o encaminhamento realizado pelas Unidades Básicas de Saúde, UBS e UPA’s, a secretária explica que, “desde a notificação do primeiro registro de Covid-19 na cidade, todos os protocolos do Ministério da Saúde foram seguidos. Onde ficou determinado que, pacientes com os primeiros sintomas da doença procurassem a UBS e graves, as UPAS”. O diagnóstico realizado pelo médico avalia o estado do paciente e o tratamento mais adequado.

Para um diagnóstico mais rápido da doença, a Prefeitura oferta à população tomografias​ sugestivas que serão efetivadas por meio de triagem, no Centro Ambulatorial, de acordo com a prescrição médica, por meio de empresas terceirizadas.

Mariana Jales concluiu que, “os exames farão a diferença para um tratamento precoce da doença, já que os testes rápidos só detectam a Covid-19 após oito dias dos sintomas”. O diagnóstico por meio do Raio-X, também foi implementado ao Hospital Municipal de Campanha que atendia, inicialmente, apenas pacientes testados positivos.

É importante ressaltar que o Hospital Municipal de Imperatriz, HMI, não é a porta de entrada para casos suspeitos ou positivos de coronavírus, sobre o risco de contaminação de outros pacientes.  O Socorrão é um hospital de urgência e emergência que atende Imperatriz e regiões vizinhas e até outros estados. Mediante aos cuidados adotados pela Secretaria de Saúde, “o hospital oferece 7 leitos de isolamento e passou recentemente por reformas. A gestora de saúde informa que “já atendemos muitos pacientes que foram regulados para o Hospital Municipal de Campanha e para o Macrorregional”.
 
As crianças também são uma preocupação para a gestão municipal, principalmente nesse momento de pandemia, em que houve registros da doença. Para elas, foi montado no Hospital Municipal Infantil de Imperatriz 
um isolamento para casos suspeitos de coronavírus, com 2 leitos de UTI e 8 de enfermaria, que atenderá a cidade e região.


Você encontra mais ações do combate e tratamento ao coronavírus acessando o portal da transparência pelo link: http://coronavirus.imperatriz.ma.gov.br/

Saúde