Saúde

SAÚDE

Prefeitura entrega repelentes para gestantes do Bolsa Família

A intenção é evitar casos de bebês com microcefalia

Publicado em: 19/04/2017 por William Castro

Secretaria de Saúde

Prefeitura entrega repelentes para gestantes do Bolsa Família

Em Imperatriz, são 16.950 famílias beneficiadas pelo programa Bolsa Família. Desse total, 222 mulheres estão grávidas e receberão o produto durante sete meses (Foto: Linair Sousa Soares)

            Por meio das secretarias de Saúde (SEMUS) e Desenvolvimento Social (SEDES), a Prefeitura entregou, na terça-feira (18), repelentes enviados pelo Governo Federal às gestantes em situação de vulnerabilidade socioeconômica no município. A entrega foi durante uma oficina sobre o diagnóstico relacionado ao zika-vírus, na sede do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) do Bom Jesus, na Avenida Universidade, s/n. O objetivo é prevenir a microcefalia e outras complicações na gravidez.

            Na oportunidade, servidores das duas pastas ministraram palestras e realizaram dinâmicas sobre a alimentação saudável, com o auxílio de acadêmicos de nutrição. A distribuição gratuita dos repelentes é o cumprimento do Decreto nº 8.716, de 20 de abril de 2016, que instituiu o programa de prevenção e proteção individual para gestantes vulneráveis, contra o Aedes Aegypti.

            Em Imperatriz, segundo dados da coordenação do programa, são 16.950 famílias beneficiadas pelo programa Bolsa Família. Desse total, 222 mulheres estão grávidas e receberão o produto durante sete meses. De acordo com a secretária municipal de Desenvolvimento Social, Fátima Avelino, “esse repelente pode fazer uma grande diferença na vida de todas as mulheres, em especial das gestantes”.

            Para a dona de casa Leila Pereira de Araújo, de 25 anos e grávida do segundo filho, moradora do Residencial Dom Affonso Felipe Gregory, “esse repelente vai ser importante para a gente se prevenir e ter um filho saudável e, principalmente, para que a gente possa atravessar o período da gestação sem esse medo” – destacou.

            A orientação médica é que o repelente seja aplicado regularmente, seguindo as instruções da embalagem.

Saúde