Saúde

INCLUSÃO

Prefeitura mantém serviços e atendimentos para pessoas com deficiência intelectual e múltipla

Para atendimento a este público, a Secretaria de Saúde lançou ordem de serviço para construção do Centro Especializado em Reabilitação

Publicado em: 22/08/2023 por Luana Barros

Secretaria de Saúde

Prefeitura mantém serviços e atendimentos para pessoas com deficiência intelectual e múltipla

Atendimento com fonoaudióloga realizado na UBS Sebastião Regis. (Foto: Arquivo)

É comemorada, entre os dias 21 a 27 de agosto, a Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla. Criada pela Lei n°13.585/2017, data tem objetivo de conscientizar a sociedade sobre as necessidades específicas das pessoas com deficiência e promover sua inclusão social. Tudo isso através do debate sobre políticas públicas, assim como conectar pessoas, combatendo o preconceito e a discriminação.

Para atendimento a estas pessoas, recentemente, a Prefeitura de Imperatriz, por meio da Secretaria de Saúde (Semus), lançou ordem de serviço para construção do Centro Especializado em Reabilitação (CER). Obras estão em andamento.

“Unidade contará com profissionais das especialidades: Neurologia, Psiquiatria, Oftalmologia, Otorrinolaringologia, Clínica Médica, Enfermagem, Fonoaudiologia, Psicologia, Fisioterapia, Terapia Ocupacional, Assistência Social, Nutrição e Pedagogia, entre outras, com cerca de 200 a 300 pessoas contempladas por dia. A finalidade dos serviços que serão ofertados é diagnóstico, tratamento e recuperação motora, auditiva, intelectual e visual”, é o que explica a secretária de Saúde, Doralina Marques.

Nos próximos dias será anunciada ainda a ordem de serviço para construção da primeira oficina ortopédica da cidade. Uma fábrica de órteses, próteses e materiais especiais, onde serão confeccionadas sob medida: cadeiras de rodas, bengalas, muletas, coletes e próteses para membros inferiores e superiores, dentre outros produtos ortopédicos.

Em Imperatriz, existe também a Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE), que promove atenção integral à pessoa com deficiência intelectual e múltipla na rede pública. Associação mantém o Centro de Reabilitação José Maria Nascimento Jr. (Centro Especializado em Reabilitação Intelectual e Física – CER II) e o Centro Educativo Melvin Jones, ambos com parcerias com a Prefeitura de Imperatriz, por meio das secretarias de Saúde e Educação. Assim, dispõe de uma equipe multiprofissional que engloba a parte pedagógica, além dos atendimentos com fonoaudiólogos, enfermeiros, neurologistas, psicólogos, fisioterapeutas e entre outros profissionais, que são resultados também de outros convênios e/ou parcerias.

A Prefeitura de Imperatriz mantém outros serviços e atendimentos voltados a este público na Secretaria de Saúde, através das Unidades Básicas de Saúde (UBS), com equipe multidisciplinar e também no Centro de Referência da Pessoa com Deficiência - CRPD (Secretaria de Desenvolvimento Social) e no Setor de Inclusão e Atenção à Diversidade – SIADI (Secretaria de Educação).

Saúde