Saúde

CONSCIENTIZAÇÃO

Ações da campanha Janeiro Branco iniciam dia 10

Com slogan “Quem Cuida da Mente, Cuida da Vida”, iniciativa alerta para os cuidados com a saúde mental

Publicado em: 03/01/2020 por Ariel Rocha

Secretaria de Saúde

Ações da campanha Janeiro Branco iniciam dia 10

Município tem realizado um trabalho humanizado no tratamento de problemas mentais. (Foto: Assessoria)

Em alusão ao Janeiro Branco, a Secretaria Municipal de Saúde, Semus, inicia no próximo dia 10 deste mês a programação com objetivo de conscientizar a população sobre a importância dos cuidados com a saúde mental. Organizado pela Rede de Saúde Mental do Município, evento que abre a campanha ocorre na Praça da Viola, em frente ao Complexo de Saúde do Parque Anhanguera, a partir das 9h.

O principal objetivo da ação é transformar as percepções da sociedade a respeito do cuidado mental. Na ocasião, serão realizados atendimentos e palestras informativas, executados por médicos psiquiatras e psicólogos. A campanha contará com apoio das demais secretarias municipais durante o mês de realização.

Com o slogan “Quem Cuida da Mente, Cuida da Vida”, campanha alerta sobre os impactos da falta de cuidados com a saúde mental na vida dos indivíduos. De acordo com a coordenadora da Saúde Mental, Kátia Carvalho, o município tem realizado um trabalho humanizado no tratamento de problemas mentais. “Temos o Ambulatório de Saúde Mental e três Centros de Atenção Psicossocial, CAPS. Todos em nossa cidade, disponíveis para a população”, explicou.

Apesar da campanha existir desde 2014, a estudante Maria Irene Silva conheceu a iniciativa apenas no ano passado. Para ela, a conscientização que o Janeiro Branco promove é interessante e necessária. “Sabemos que se a mente não vai bem, o corpo tem tendência a não funcionar de forma saudável. Por conta disso, acho fundamental que tenhamos mais cuidado com a nossa tão especial saúde mental”, comentou.

Para ter acesso aos serviços disponibilizados na Praça da Viola, no próximo dia 10 de janeiro, é preciso levar os documentos pessoais e cartão do Sistema Único de Saúde, SUS. Se quiser saber mais sobre a Campanha Janeiro Branco, acesse: https://janeirobranco.com.br/

Saúde