Saúde

AÇÃO

Prefeitura realiza abertura da campanha Setembro Amarelo nesta sexta-feira (01)

Atividades serão promovidas durante todo o mês em escolas, unidades de saúde e em empresas

Publicado em: 31/08/2023 por Luana Barros

Secretaria de Saúde

Prefeitura realiza abertura da campanha Setembro Amarelo nesta sexta-feira (01)

Atividades terão ainda mesa redonda e participação de profissionais da rede de Saúde Mental, com apresentação de linha de cuidados e palestras (Foto: Patrícia Araújo)

Com tema “Se você precisar, peça ajuda” será aberta nesta sexta-feira (01), no auditório da UFMA Centro, às 8h, campanha Setembro Amarelo, promovida pela Prefeitura de Imperatriz, por meio da Secretaria de Saúde (Semus).

Doralina Marques, secretária de Saúde, explica sobre a importância da campanha. “Setembro Amarelo fornece informações e encoraja o cuidado com a saúde mental. Nosso objetivo é conscientizar a população e levar esse tema para todos os ambientes, seja nas Unidades Básicas de Saúde (UBS), nas comunidades, escolas e em empresas. O tema é trabalhado durante todo o ano, mas enfatizado neste mês”.

Alberto Clesio é coordenador da Rede Municipal de Saúde Mental e dá detalhes sobre a programação de abertura. “Teremos apresentação teatral com a companhia da Casa do Idoso Feliz, da Secretaria de Desenvolvimento Social (Sedes), além de palestras sobre matriciamento na Atenção Primária e sobre as desigualdades sociais que levam ao sofrimento mental”.

Atividades terão ainda mesa redonda e participação de profissionais da rede, com apresentação de linha de cuidados e palestra do Defensor Público de Imperatriz, Fábio Carvalho.

Programação da abertura

Composição da mesa de autoridades

Teatro

Palestra: Desigualdades sociais que levam ao sofrimento mental / Fabio Carvalho – Defensor Público de Imperatriz – MA

Palestra: Fluxograma em matriciamento na Atenção Primaria / Marlene Lima – Mestre em Matriciamento

Experiências exitosas: Linhas de cuidados na Rede de Saúde Mental na Atenção Primária. Patrício Francisco - Sergio Pereira - Nádia Borges - Karla Duarte - Geane Nascimento

Moderadora: Maria Ribeiro

Mesa Redonda: Matriciamento em Saúde Mental na Atenção Primaria . Alberto Clezio Sousa Oliveira - Coord. Saúde Mental / Emanuel Morais – Coord. Atenção Básica / Célia Cirqueira – Assiste Social do CAPSSIII Renascer / Karla Duarte – Psicóloga da equipe Multiprofissional / Ana Lísia – Enfermeira da UBS Milton Lopes. 

Mediador:  Patrício Francisco da Silva

Encerramento

Saúde