Saúde

CAMPANHA

Prefeitura realiza Dia D de vacinação contra a gripe na Casa do Idoso

Desde o início da campanha, centenas de idosos já foram imunizados e a expectativa nesta ação é de imunizar 400

Publicado em: 26/04/2019 por João Rodrigues

Secretaria de Saúde

Prefeitura realiza Dia D de vacinação contra a gripe na Casa do Idoso

A meta do Município é imunizar 66.800 pessoas de grupos prioritários, dos quais pouco mais de 20 mil são idosos (Foto: Patrícia Araújo)

O Dia D da campanha de vacinação contra a gripe em Imperatriz será no dia 4 de maio, mas a Casa do Idoso recebeu nesta sexta-feira, 26, um “Dia D” exclusivo para seus frequentadores. A abertura da ação contou com a presença da secretária adjunta de saúde, Mariana Jales e da coordenadora departamento de Atenção Básica, Sormanne Branco.

Conforme a coordenadora de Imunização da Secretaria de Saúde, Semus, Socorro Ribeiro, a meta do Município é imunizar 66.800 pessoas de grupos prioritários, dos quais pouco mais de 20 mil são idosos.

Desde o início da campanha, centenas de idosos já foram imunizados e a expectativa nesta ação é de imunizar 400, de um total de mais de 1.000 cadastrados. “Todos os anos realizamos o Dia D da campanha especial Terceira Idade, o que demonstra toda a preocupação do prefeito Assis Ramos com os idosos. Sabemos que quando a gripe acomete um idoso é muito grave, por isso, priorizamos essa ação para manter nossos idosos com qualidade de vida e saúde”, disse Alesandra Nobre, coordenadora da Casa do Idoso.

A vacinação de hoje não afetou a programação semanal dos idosos que contam com música ao vivo, lanches, natação entre outros serviços. Em especial, o médico clínico geral, Jairo Casanova, ministrou uma palestra para os idosos para reforçar a importância da vacina para prevenção da gripe, além de ter tirado dúvidas dos frequentadores. “Nós estamos dando uma atenção no aspecto de orientação porque tem muito idoso que tem medo, pensa que vai ter é gripe quando é exatamente o contrário. A pessoa idosa tem menos resistência e facilmente gripa e a melhor coisa é prevenir com a vacina”, destacou o médico palestrante.

Assíduo na Casa do Idoso, Antonio Teixeira de Sousa, 67 anos, aprovou a campanha de vacinação:” é importante para a gente ter mais uns dois dias de vida’. Ele disse que todos faz exames de rotina e toma a vacina por sua iniciativa própria.

Dona Rosalina Maria da Silva, 67, tem consciência de que a vacina só ajuda a manter a saúde e aproveitou uma das três idas semanais ao local para se proteger contra a gripe.

“A gestão municipal através do prefeito Assis Ramos e o secretário, Alair, em parceria com a Sedes, busca sempre estar presente e atuando pela saúde da população, neste caso, em especial os idosos”, disse Mariana Jales.

Saúde