Saúde

CAPACITAÇÃO

Profissionais da Saúde participam de capacitação de Gestão de Alta Performance em Emergências

Evento acontece em São Paulo e encerra nesta quarta-feira, 28 de junho

Publicado em: 28/06/2023 por Aleilton Santos

Secretaria de Saúde

Profissionais da Saúde participam de capacitação de Gestão de Alta Performance em Emergências

Equipe de Imperatriz aprimora habilidades para diminuir a superlotação nos hospitais do município. (Foto: Assessoria)

Com o objetivo de reduzir a superlotação dos hospitais públicos e filantrópicos do Brasil, está sendo realizado em São Paulo a capacitação em Gestão de Alta Performance em Emergências. Para aprimorar as habilidades e trocar experiências, profissionais da saúde de Imperatriz participam do evento, que iniciou na terça-feira (27), e encerra nesta quarta-feira (28).

O Projeto Lean nas Emergências é um projeto do Ministério da Saúde executado de forma colaborativa pelos hospitais BP-A Beneficência Portuguesa de São Paulo, Moinhos de Vento (HMV) e Sírio-Libanês (HSL), por meio do Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do Sistema Único de Saúde (PROADI-SUS). A iniciativa teve início em 2017 com o Hospital Sírio-Libanês, que realizou a capacitação com seis instituições públicas de saúde que receberam treinamento para garantir a eficiência dos processos.

Participam do ciclo de 2023, o diretor do HMII Socorrinho, Dirceu Castro, coordenador do NIR Whashington Sousa, gerente de Enfermagem Mayara Bogea e a coordenadora da Manutenção Hustania Sousa. O diretor do Socorrinho destaca a importância da participação nesse tipo de evento. “O objetivo é a melhoria do trabalho do gestor no serviço de urgência e emergência, como entender também o cenário atual do serviço de urgência. A importância do curso é compreender as principais razões do fluxo desconexo no serviço hospitalar de urgência e emergência dentro do hospital. Formas de discutir como diminuir a super lotação nos hospitais públicos em especial do Socorrinho”, explicou.

Segundo o projeto Leans nas Emergências, a indicação para a participação no evento acontece em ciclos, a cada seis meses, e são definidas por um consenso do Ministério da Saúde, Conselho Nacional de Secretários de Estado de Saúde (CONASS), Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (CONASEMS) e os aprovados nas CIBs estaduais.

Os hospitais de excelência contam com uma equipe altamente especializada, composta por médicos e especialistas em processos, para executar este projeto. Após a seleção dos hospitais, inicia-se a fase de implementação, na qual uma dupla de profissionais realiza visitas presenciais quinzenais aos hospitais participantes. Durante essas visitas, eles capacitam as equipes, identificam oportunidades e implementam ações de melhoria. Essa fase tem uma média de duração de seis meses. Após o término desse período, o hospital é acompanhado por mais 12 meses para garantir a sustentação dos resultados.

Saúde