Saúde

CAPACITAÇÃO

Profissionais de urgência e emergência participam de capacitação em saúde mental

A palestra faz parte das atividades de prevenção ao suicídio

Publicado em: 06/09/2019 por Regilson Borges

Secretaria de Saúde

Profissionais de urgência e emergência participam de capacitação em saúde mental

A capacitação faz parte da programação da campanha Setembro Amarelo (Foto: Edmara Silva)

A programação para a prevenção ao suicídio continua a todo vapor organizada pela Prefeitura de Imperatriz. Nesta sexta-feira, 06, foram os profissionais de urgência e emergência que participaram da capacitação ofertada pela rede de saúde mental do município, com o apoio da Secretaria Municipal de Saúde, Semus.

Além dos servidores do Hospital Municipal de Imperatriz, HMI, das Unidades de Pronto Atendimento, UPA, também participaram estagiários do Centro de Integração Empresa Escola, CIEE, e estudantes do curso de medicina e enfermagem. Os ouvintes puderam compreender sobre os procedimentos para realizar o atendimento com as pessoas que necessitam dos serviços da saúde mental, e procuram a urgência e emergência da cidade.

Um dos principais pontos abordados foi o acesso aos dispositivos de saúde que existem em Imperatriz, para atender as demandas de todos os pacientes. Um exemplo sobre os tipos de atendimento, como relata o coordenador de saúde mental do HMI, Anginaldo Mendes, é de que as pessoas com surtos psicóticos devem ser encaminhadas para o Hospital Municipal.

“O HMI, por ser um hospital de portas abertas, é o primeiro lugar onde os pacientes com surto psicótico são levados, e quando são acolhidos pelos bombeiros. Lá nós possuímos uma equipe técnica e médica para prestar os atendimentos necessários e fazer a medicação correta”.

Já para o acadêmico do curso enfermagem, Douglas Moraes, que durante a graduação foi estagiário de vários locais da rede municipal de saúde, inclusive pela rede de saúde mental, e atualmente acompanha a clínica médica do HMI. “Trabalhar com saúde é fazer prevenção e recuperação, que são os pilares do Sistema Único de Saúde, SUS. Então, ao abordar a promoção da saúde, nós estamos prevenindo agravos. E quando educamos a população, nós estamos desenvolvendo a saúde para que as pessoas estejam ambientadas e conheçam a estrutura da saúde do município e saibam como agir em cada momento”, comenta.

Saúde