Saúde

CONQUISTA

Programa Saúde na Escola de Imperatriz é premiado em Mostra de Experiências Regional

Projeto envolveu alunos menores de 15 anos da rede municipal de ensino

Publicado em: 24/10/2023 por Luana Barros

Secretaria de Saúde

Programa Saúde na Escola de Imperatriz é premiado em Mostra de Experiências Regional

Objetivo é promover integração e articulação permanente da educação e da saúde. (Foto: Maira Soares)

O Programa Saúde na Escola de Imperatriz ficou em segundo lugar na I Mostra de Experiências do Programa Saúde na Escola da regional, com o projeto Educar Para Cuidar: Rastreamento de Hanseníase, em menores de 15 anos, no Programa Saúde na Escola.

O projeto teve como objetivo promover educação em saúde sobre hanseníase no âmbito escolar e melhorar o encaminhamento de casos suspeitos para diagnóstico e tratamento na rede municipal de saúde de Imperatriz.

A secretária de Saúde, Doralina Marques, explica que “a iniciativa é resultado de parceria estabelecida entre Universidade Federal do Maranhão, Secretaria de Educação e Secretaria de Saúde, por meio dos departamentos de Atenção Primária, COAPES e PSE”.

Tamar Torquato, que coordena o Programa Saúde na Escola, dá detalhes das ações promovidas. “Projeto está sendo executado há seis meses, envolvendo atividades de orientação e realização de testes rápidos. Quando há suspeitas, é efeito encaminhamento para Unidade Básica de Saúde de referência de onde reside o aluno para o acolhimento”.

Na educação, o programa tem como coordenador Fábio Monteiro. As atividades já foram realizadas em quatro escolas e, durante as orientações, são distribuídas revistas em quadrinhos sobre a hanseníase e a importância de procurar a Unidade Básica de Saúde mais próxima em casos suspeitos. 

O Programa Saúde na Escola visa a integração e articulação permanente da educação e da saúde, proporcionando melhoria da qualidade de vida da população. O público beneficiário são os estudantes da Educação Básica, gestores e profissionais de educação e saúde, além da comunidade escolar.

Saúde