Saúde

ESPECIAL 2017

Entrega de equipamentos, obras, e reestruturação de serviços marcaram saúde municipal

Imperatriz está entre as 50 cidades brasileiras com melhor gestão na área

Publicado em: 28/12/2017 por Maria Almeida

Secretaria de Saúde

Entrega de equipamentos, obras, e reestruturação de serviços marcaram saúde municipal

Gestão investe em políticas públicas focadas na qualificação da assistência, com fortalecimento da Atenção Básica e melhoria da urgência e emergência (Foto: Patrícia Araújo)

Conquistas na saúde, com investimentos em estrutura física, gerenciamento de recursos, implantação de novos projetos e entrega de obras, que estavam paralisadas, marcaram o trabalho desenvolvido pela Secretaria Municipal de Saúde, Semus, ao longo do ano.  De acordo com relatório divulgado, a gestão vem reestruturando, detectando e corrigindo problemas emergenciais, para melhorar as condições de trabalho aos servidores e oferecer atendimento mais qualificado aos usuários do Sistema Único de Saúde em Imperatriz.

A gestão atual investe em políticas públicas focadas na qualificação da assistência, através do fortalecimento da Atenção Básica e melhoria da urgência e emergência. Foram recuperados R$ 2 milhões em equipamentos com salto de 5 para 20, o número de leitos de UTI adulto e de 4 para 10, UTI infantil. “Respiradores que estavam em desuso há anos, foram consertados, e a estrutura em geral do setor foi renovada com manutenção permanente e colocação de cortinas” – ressalta o secretário de Saúde, Alair Firmiano.

Foram investidos na estrutura do hospital mais de R$ 620 mil reais em instrumental novo. “Para melhorar a acomodação dos pacientes, entregamos sala de observação climatizada com 15 poltronas, ala de cirurgia e ala vascular reformadas, com posto de enfermagem, sala amarela com quatro leitos novos e sala de reanimação” – acrescenta.

Alair ressalta, também, que o pronto socorro passou a contar com máquinas para fazer exames de alta precisão no diagnóstico de infarto do miocárdio, trocas gasosas e distúrbios metabólicos. Isso tem facilitado o diagnóstico e a dinâmica de tratamento de pacientes, que têm disponíveis mais dois aparelhos de raio x. “Em 165 anos de Imperatriz, a rede pública de saúde nunca havia contado com esses equipamentos, que proporcionam aos médico parâmetros reais do quadro evolutivo dos pacientes da UTI” – afirma.

O recebimento de pacientes de outros municípios no hospital também foi organizado, com implantação do Núcleo Interno de Regulação – NIR, que funciona desde os primeiros dias da gestão. Além disso, as instalações do pronto socorro estão higienizadas e sem tumulto nos corredores. A secretaria aumentou de 07 para 15 o número de ortopedistas, acabando com as filas de espera das cirurgias ortopédicas.

 

Confira outras iniciativas que também ganham destaque na saúde em 2017:

Seletivos

  • Foram realizados dois seletivos, um para contratação de 202 servidores de diferentes áreas, e outro para contratação de 300 Agentes Comunitários de Saúde.

Servidores

  • Criação dos Núcleos de Humanização e de Educação Permanente, com oferta periódica de capacitações para melhorar a qualificação dos profissionais.

Socorrinho

  • Humanização do atendimento no hospital com implantação do SUS Herói. Projeto renovou as condições do atendimento através de reformas, aquisição de equipamentos e personalização dos ambientes com personagens da liga da justiça.

Postos de saúde

  • Informatização e implantação do Prontuário Eletrônico do Cidadão nas Unidades Básicas de Saúde. Disponibilidade de suporte clínico e tecnologia avançada para os serviços de saúde. Investimento tem garantido agilidade e eficiência, além de melhorar a qualidade e segurança das informações dos pacientes.
  • Reforma da Unidade Básica de Saúde Vila Lobão e entrega da Unidade Básica de Saúde Bom Sucesso.

Atenção Básica

  • Entrega do Centro de Diagnóstico por Imagem, com aparelhos de ressonâncias, tomografias e raio x. Conforto e comodidade à disposição da comunidade. Exames que antes eram feitos em clínicas particulares, agora são oferecidos pelo município. Tecnologia à serviço da vida.
  • Criação do Centro Médico Municipal - um novo serviço com espaço para atendimentos ambulatoriais agendados, nas áreas de endocrinologia, nefrologia, oncologia pediátrica, cardiologia e pneumologia.
  • Criação de uma Unidade Básica de Saúde Prisional para atender a população carcerária e a família dos detentos, com oferta de consultas e exames diariamente. Essa unidade é a única do Estado mantida em parceria com a prefeitura.
  • Renovação do convênio com a Unidade Móvel Odontosesc, que oferece serviços gratuitos de prevenção e saúde bucal. Com assinatura do contrato, atendimentos odontológicos foram ampliados para cerca de 250 pessoas por semana.
  • Implantação do Programa Farmácia Viva, que incentiva o uso racional das plantas medicinais. Áreas para plantio e cultivo das plantas já estão sendo mapeadas pela Secretaria de Saúde, através da Central de Assistência Farmacêutica e Atenção Básica.
  • Reestruturação do Serviço de Atendimento Domiciliar. Além de médicos, enfermeiro e técnico em enfermagem, equipe conta também com nutricionista, fisioterapeuta e assistente social. Pacientes são atendidos, diariamente, em casa.
  • Habilitação da APAE tornando-a um Centro especializado de reabilitação física e intelectual tipo 2, com recurso de um milhão e seiscentos mil reais por mês. A associação passa a compor a rede municipal de atendimento a pessoa com deficiência.
  • Implantação do laboratório móvel, com coleta de material para exames na casa do paciente com mobilidade reduzida.
  • Entrega da Academia da Saúde do Complexo Esportivo Barjonas Lobão;
  • Adesão do projeto “Passos que salvam”, do Hospital do Câncer de Barretos;
  • Organização da Central de Assistência Farmacêutica, com reabastecimento regular de medicamentos.
  • Aumento no número de vagas e renovações na estrutura do programa equoterapia. Equipe foi ampliada e a assistência melhorada, com oferta de atividades diversificadas.

UPA Municipal

  • A UPA São José foi informatizada e recebeu novos equipamentos e uma ambulância. Atendimento aumentou de 500 para 5 mil pessoas por mês. Com isso, além de melhorar sua produção a unidade foi habilitada junto ao Ministério da Saúde garantindo recurso próprio para manutenção.

Saúde mental

  • Renovadas instalações do CAPS IJ. O Centro de Atenção Piscossocial Infanto Juvenil possui agora estrutura melhor para atendimento aos pacientes, com piscina para hidroterapia, área externa arborizada com sombra e salas amplas.

SAMU

  • Renovação da frota com aquisição de mais quatro ambulâncias. Dos 5.570 município brasileiros, Imperatriz foi a única cidade contemplada pelo Ministério da Saúde com essa quantidade.
  • Implantação do samuzinho com aulas práticas sobre rotina de atendimento do samu. Projeto reduz número de trotes e forma cidadãos mais conscientes. Em novembro foi realizada formatura da primeira turma que contemplou 26 monitores mirins.
  • Início da reforma da base da Avenida Bernardo Sayão para ampliação do espaço físico, com construção de novas salas e um anexo para o atendimento administrativo. Além disso, foram feitas readequação no quadro de funcionários com aumentando no número de profissionais.
  • Contudo, a secretaria criou ainda o gabinete móvel com atendimento do secretário em diversos pontos da saúde.

Campanhas:

  • Outubro rosa – Unidade móvel esteve em 11 bairros, e coletou  800 exames de  prevenção ao câncer do colo uterino; 235 triagem de pele; e 900 cadastros de mamografias, além de palestras e capacitações.
  • Novembro azul - Durante campanha foram atendidos quatro mil homens na Unidade Móvel Oncológica. O ônibus da saúde também percorreu 11 bairros, levando exames de PSA e consulta com urologista.

Saúde