Saúde

PROGRAMAÇÃO

Secretaria de Saúde dá continuidade à programação da campanha Agosto Dourado

Objetivo é a conscientização sobre a importância do aleitamento materno

Publicado em: 10/08/2023 por Luana Barros

Secretaria de Saúde

Secretaria de Saúde dá continuidade à programação da campanha Agosto Dourado

As atividades iniciaram dia 01 de agosto na Unidade Básica de Saúde (UBS) do bairro Ouro Verde e tiveram continuidade na segunda-feira (07) (Foto: Maira Soares)

Divulgado cronograma de ações da campanha Agosto Dourado, realizada pela Prefeitura de Imperatriz, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semus). As atividades iniciaram dia 01 de agosto na Unidade Básica de Saúde (UBS) do bairro Ouro Verde e tiveram continuidade na segunda-feira (07), através da Atenção Primária, na UBS do bairro Juçara. Outras atividades com enfoque na conscientização sobre aleitamento materno também serão realizadas no decorrer do mês.

Programação integra palestras que serão promovidas: Dia 17/08 na UBS Maria Aragão, 21/08 na UBS Milton Lopes e UBS Vila Nova, 22/08 na UBS Ana Daves e UBS Boca da Mata, 25/08 na UBS Parque Amazonas e dia 29/08 na UBS Vila Fiquene.

Segundo dados divulgados do Ministério da Saúde, a Organização Mundial da Saúde e Unicef informam que, por ano, cerca de seis milhões de vidas são salvas por causa do aumento das taxas de amamentação exclusiva até o sexto mês. Por isso, a secretária de Saúde, Doralina Marques, explica a importância das atividades.

“Sei da importância dessa temática, pois conheço essa realidade como mãe e como profissional da enfermagem. Sei das dificuldades e dos benefícios que a amamentação traz. O mês de agosto representa a luta pelo incentivo à amamentação, a cor dourada escolhida para simbolizar a campanha, está relacionada ao padrão ouro de qualidade do leite materno”.

Fique sabendo!

É recomendado que o aleitamento materno exclusivo seja realizado até os 6 meses de vida do bebê. Até essa faixa etária, ele é suficiente com todos os nutrientes e a hidratação necessária para a criança. Não é preciso ingerir nada além do leite materno, nem mesmo a água. Além disso, também é recomendado que o aleitamento materno seja complementado até 2 anos de vida do bebê ou mais, dependendo da vontade da mãe e da criança.

O aleitamento materno traz inúmeros benefícios para o bebê, como: proteção contra infecções respiratórias, diarreia; diminuição do risco de alergia, de hipertensão, diabetes, obesidade, hipercolesterolemia; ajuda do desenvolvimento cognitivo e da saúde bucal. Além da promoção de vínculo afetivo entre mãe e filho e melhora a qualidade de vida de ambos. 

Saúde