Saúde

PREVENÇÃO

Secretaria de Saúde oferta tratamento para tabagismo e outras drogas

Atendimentos são realizados no CAPS AD no Complexo de Saúde do Parque Anhanguera

Publicado em: 30/08/2023 por Luana Barros

Secretaria de Saúde

Secretaria de Saúde oferta tratamento para tabagismo e outras drogas

Pesquisa revela que aproximadamente 40% dos fumantes no Brasil, consomem 11 ou mais cigarros ao dia. (Foto: Edmara Silva)

A última terça-feira, 29 de agosto, foi o Dia Nacional de Combate ao Fumo. A Prefeitura de Imperatriz, por meio da Secretaria de Saúde (Semus), alerta sobre os perigos do tabagismo, que é uma doença. Data foi instituída pela Lei 7488/1986, com objetivo de reforçar as ações nacionais de sensibilização e mobilização da população para os danos sociais, políticos, econômicos e ambientais causados pelo tabaco.

De acordo com pesquisa da Agência Brasil, 28% dos brasileiros fumam cigarro, abaixo da média de 38% da América Latina, mas fumam mais. Aproximadamente 40% desses fumantes consomem 11 ou mais cigarros ao dia. Além disso, a pesquisa mostrou que o tabagismo está ligado a 80% dos casos de câncer de pulmão, sendo assim o principal fator de risco.

O Ministério da Saúde disponibiliza há mais de dez anos um tratamento padrão para tabagistas, com enfoque no combate ao fumo e aos malefícios do cigarro, com programa, protocolo e portaria específica para este tratamento.

A secretária de Saúde, Doralina Marques, informa que o Governo Federal disponibiliza os insumos e medicamentos para os estados, que fazem a distribuição aos municípios. “Aqui em Imperatriz temos equipes multiprofissionais que podem acompanhar este paciente, que deseja buscar ajuda para tratamento, que é o caso do Centro de Atendimento Psicossocial Álcool e Drogas, o CAPS AD III, que funciona na Rua Projetada B, no Complexo de Saúde do Parque Anhanguera”.

Kleverson Gomes Lina, farmacêutico responsável técnico pela Farmácia do CAPS AD III, explica como se dá o acompanhamento para tabagistas. “O tratamento se inicia com a intenção da pessoa parar. É feito a partir de um protocolo, estabelecido pelo Programa Nacional de Controle de Tabagismo (PNCT), com medicação e adesivos de nicotina, para desmame do cigarro, tratando assim a abstinência, que causa irritação, ansiedade, desconforto e até mesmo insônia”.

Ainda há, no acompanhamento, uma vertente além dos medicamentos, que dá ao paciente apoio para mudança de hábitos, através da terapia comportamental, com diversos profissionais, dentre eles: psicólogos, pedagogos e nutricionistas, com sessões e acompanhamento em grupo. Com todo o suporte necessário, a parte da psicologia e do medicamento. 

O CAPS AD integra a rede municipal de saúde mental, de Imperatriz, que é referência em toda a região. 

Saúde