Saúde

AÇÕES

Secretaria Municipal de Saúde recebe 500 testes rápidos para Covid-19

Doação é uma parceria com a empresa Brado, para testagem da população nesta quarta-feira, 7 de outubro.

Publicado em: 06/10/2020 por Kalyne Cunha

Secretaria de Saúde

Secretaria Municipal de Saúde recebe 500 testes rápidos para Covid-19

Testes serão descentralizados nas Unidades Básicas de Saúde Milton Lopes, Cafeteira e Vila Nova (Foto: Maira Soares)

Prefeitura de Imperatriz, por meio da Secretaria Municipal, Semus, de Saúde recebe 500 testes rápidos de Covid-19, da empresa  de Logística multimodal Brado, para testagem de demanda espontânea da população. Ação será descentralizada pela coordenação da Atenção Básica nas Unidades Básicas de Saúde referências para coronavírus: Milton Lopes, Cafeteira e Vila Nova, das 8 às 17h, desta quarta-feira, 7 de outubro.

A secretária de Saúde do município, Mariana Jales, agradeceu a parceria e explicou que as testagens não eximem os cuidados que a população precisa ter em relação à Covid-19. “Os testes auxiliam na proteção de todos. Pacientes identificados com caso suspeito ou confirmado devem ser isolados, para evitar a contaminação de outras pessoas e monitorados pela Vigilância em Saúde. Todas as demais pessoas devem continuar se cuidando, praticando as medidas de higiene e de distanciamento social, pois ainda estamos em pandemia”, pontua a gestora.

Sobre a relevância da testagem da população, a secretária adjunta de Saúde, Doralina Marques, explica que “testar a população para enfrentar a disseminação do novo coronavírus, combinado com o isolamento social é o caminho ideal para proteger a todos. Quando se massifica a testagem para diagnóstico da Covid-19, é a única maneira para achatar a curva de disseminação do vírus, esse é o método mais eficiente”, relata.

É importante que a população entenda que os testes rápidos não detectam o vírus nos primeiros dias de infecção ou de sintomas, para que se tenha resultados mais precisos, o recomendado é realizá-lo, pelo menos, 10 dias após o início dos sintomas. Isso se deve ao fator de produção de anticorpos no organismo só ocorrer após período mínimo após a exposição ao vírus.

Saúde