Saúde

SETEMBRO AMARELO

Semus encerra campanha de prevenção ao suicídio

Atividades como palestras, lives e rodas de conversa estiveram no cronograma de ações

Publicado em: 30/09/2021 por Regilson Borges

Secretaria de Saúde

Semus encerra campanha de prevenção ao suicídio

Ação contou com a presença da secretária de Desenvolvimento Social, Janaína Ramos (Foto: Maira Soares)

Setembro Amarelo é nome da campanha de prevenção ao suicídio, realizada em todo Brasil. Em Imperatriz, a Secretaria Municipal de Saúde (Semus) encerrou as rodadas de palestras nesta quinta-feira (30), na Unidade Básica de Saúde (UBS) do bairro Cafeteira. O mês foi de trabalho intenso, com palestras realizadas todos os dias pelos profissionais da Rede de Saúde Mental.

Importante ressaltar que a Prefeitura trabalha ininterruptamente durante o ano, na prevenção das doenças que afetam a mente. Um dos principais pilares, comenta a coordenadora da Rede, Kátia Carvalho, é romper com o estigma sobre os tratamentos voltados à saúde mental.

Um dos principais pontos da campanha Setembro Amarelo este ano na cidade foi chamar atenção dos profissionais da Atenção Básica, que tem o primeiro contato com os pacientes, para fazer o devido encaminhamento quando perceberem que precisam de cuidados. “Se tivermos atenção o quanto antes para os problemas do nosso povo, vamos prevenir que as doenças se agravem”, comenta o secretário de Saúde, Alcemir Costa.

“Reforçamos a informações dos serviços que existem no município para o tratamento de saúde mental. Pois essas campanhas são importantes quando chegam até o público, quando as informações chegam até na comunidade”, conclui Kátia.

Foi praticamente uma ação por dia realizada pela Semus. Além de palestras nas Unidades Básicas de Saúde, trabalhadores da educação e até a realização do terceiro passeio ciclístico a favor da vida, que percorreu diversas ruas da cidade.

“Nós sabemos que a depressão é uma doença séria e que necessita de atendimento médico e psicológico. O município dispõe de uma rede de saúde mental bem equipada e quem dela necessitar, basta buscar os serviços. Hoje, este café da manhã caprichado, organizado pelo gerente da UBS Cafeteira, Railton Lima, marca o encerramento da Campanha do Setembro Amarelo, mas a luta continua”, comenta a secretária de Desenvolvimento Social, Janaína Ramos.

Saúde