Saúde

CUIDADO E PREVENÇÃO

Semus participa de reunião sobre manejo clínico e biossegurança do novo coronavírus

Ações de contingenciamento são estudadas para possíveis casos na cidade

Publicado em: 05/03/2020 por Kalyne Cunha

Secretaria de Saúde

Semus participa de reunião sobre manejo clínico e biossegurança do novo coronavírus

O evento aconteceu na manhã desta quinta-feira, 5, no auditório da Regional de Saúde (Foto: Patrícia Araújo)

A Secretaria Municipal de Saúde, Semus, participa da reunião sobre o Plano de Contingência Regional do novo coronavírus (Covid-19). O evento aconteceu na manhã desta quinta-feira, 5, no auditório da Regional de Saúde e reuniu representantes do Serviço de Atendimento Móvel e Urgência, Samu, Unidade de Pronto Atendimento -UPA São José, Hospital Municipal de Imperatriz, HMI e Hospital Municipal Infantil,HMII. Objetivo é reunir as redes de saúde do estado, município e privada, para o manejo adequado de possíveis casos relacionados ao novo vírus.

Do Socorrão, compareceram servidores dos setores do Pronto Socorro,  Vigilância Epidemiológica Hospitalar, Núcleo de Regulação Interna, Núcleo de Educação Permanente e Comissão de Controle de Infecção Hospitalar.

O diretor da UPA São José, Gregório Soares, explica a importância da reunião que busca integrar todas as redes de saúde da cidade. “A palestra é muito importante, pois traz esclarecimentos sobre o novo vírus, Covid-19 e de como o laboratório deve atuar para enviar e receber esse material”.

A médica infectologista do estado, palestrante da reunião, destaca como funcionará a rede de atendimento em Imperatriz. “Estamos alinhando a conduta de todos os hospitais da cidade, da Rede Pública Municipal, Estadual e  Rede Privada, para que possamos enfrentar a um possível caso de coronavírus ofertando qualidade, agilidade e eficácia para o paciente, desde o primeiro atendimento, instalação e cuidado até a confirmação do diagnóstico”.

Sobre os casos de suspeita do vírus no Maranhão, o diretor do Hospital Macrorregional, Felipe Hans, afirma que “todos já foram diagnosticados e não condiz com Convid-19. Apesar de não termos casos confirmados no estado, é preciso ter precaução para que não aconteça”, pontua o enfermeiro.

Com o risco de contaminação do novo vírus, a Prefeitura de Imperatriz capacitará os servidores em treinamento direcionado para profissionais de saúde do Pronto Socorro do HMI e HMII, que será realizado dia 5 e 6, às 18h, no Auditório Aracati Office e no HMI. Serão abordados conceitos, como: manejo clínico, medidas de biossegurança, como tratar o paciente infectado, prevenção, definição de casos suspeitos e Plano de Contingência de Imperatriz.

Saúde