Saúde

PREVENÇÃO

Unidade de Vigilância em Zoonoses intensifica rondas para captura de animais em vias públicas

Ação visa coibir acidentes automobilísticos

Publicado em: 09/01/2020 por João Rodrigues

Secretaria de Saúde

Unidade de Vigilância em Zoonoses intensifica rondas para captura de animais em vias públicas

Equipes do órgão se revezam em um caminhão tipo boiadeiro que percorre as vias (Foto: IMADRONEBR)

Após o recesso de fim de ano, a Unidade de Vigilância em Zoonoses, ligado à Secretaria Municipal de Saúde, Semus, intensificou o trabalho de rondas com objetivo de capturar animais soltos nas vias públicas em Imperatriz.

Ação visa coibir acidentes automobilísticos como o que aconteceu com o ex-goleiro do time do Imperatriz, Rodrigo Ramos, o carro que guiava colidiu com dois animais na BR-316 próximo à cidade de Timon, no Estado do Maranhão e, felizmente, deixou só danos materiais. O problema de animais na pista é comum em toda a região.

Equipes do órgão se revezam em um caminhão tipo boiadeiro que percorre vias, como a estadual Pedro Neiva de Santana.As rondas ocorrem de segunda a sexta-feira no período da manhã, noite e em algumas vezes nos fins de semana.

O médico veterinário e coordenador da Unidade, Paulo Henrique Soares e Silva, explica que mesmo no período de festas de fim de ano, o trabalho foi mantido em escala, com parte da equipe e agora as ações voltam à normalidade.

“O caminhão faz as rondas normais, entra na BR-010, na Babaçulândia, nos bairros e onde tiver um animal solto nossos funcionários recolhem”, disse, acrescentando que o Centro recebe denúncias pelo telefone (99) 99631 2604.

Foto: Edmara Silva

Após a apreensão, o animal só é liberado mediante o pagamento de uma taxa pelo responsável, com valor de R$ 100 a R$ 400, dependendo da quantidade de dias que os animais ficarem apreendidos.

Órgão da Prefeitura também oferece consultas gratuitas em cães e gatos. A unidade fica localizada à BR-010, s/n°, próximo ao Bairro Conjunto Vitória.

Saúde