Saúde

PREVENÇÃO

Unidade Móvel já diagnosticou 79 casos de câncer de próstata em 2023

Prefeitura de Imperatriz mantém atendimento intinerante e setor de oncologia para prevenção e diagnóstico da doença

Publicado em: 07/11/2023 por Luana Barros

Secretaria de Saúde

Unidade Móvel já diagnosticou 79 casos de câncer de próstata em 2023

Câncer de próstata é a segunda principal causa de morte por câncer em homens e representa 10,2% dos casos de tumor maligno diagnosticados no Brasil (Foto: Edmara Silva)

Segundo o Instituto Oncoguia, um em cada nove homens será diagnosticado com câncer de próstata durante sua vida. Esta é a segunda principal causa de morte por câncer em homens e representa 10,2% dos casos de tumor maligno diagnosticados no Brasil. Só na rede municipal de saúde de Imperatriz, já foram diagnosticados 79 casos da doença apenas em 2023. A prevenção ainda é o melhor caminho para o combate da doença.

Em Imperatriz, a Prefeitura, por meio da Secretaria de Saúde (Semus), mantém a Unidade Móvel Oncológica, é o que informa a secretária de Saúde, Doralina Marques. “Nossa unidade tem capacidade para realizar até 190 exames diários e cerca de 40 pequenas cirurgias. O ônibus realiza atendimentos nos bairros, tem dois pavimentos e é importante para aquelas pessoas, que tenham alguma dificuldade de procurar atendimento médico, consigam diagnóstico precoce e prevenção. Além da unidade, a Prefeitura de Imperatriz mantém o Setor de Oncologia, que funciona no Centro de Especialidades Médicas, dos Três Poderes”.

Para realizar o exame de PSA na Unidade Móvel, o homem deverá comparecer em jejum e apresentar o cartão do SUS com endereço de Imperatriz. Resultados são entregues de 15 a 20 dias, na Secretaria de Saúde.

Neste mês, a Secretaria de Saúde intensifica ações com foco na campanha Novembro Azul, abordando a prevenção do câncer de próstata e também o cuidado integral com a saúde da população masculina. 

Cronograma Unidade Móvel/ novembro

07 a 10 - Em frente Estádio Frei Epifânio 

13 - UBS Itamar Guara / 14 - Café Viana

16- Unisulma / 17 - Mateus Supermercado da Av. Pedro Neiva de Santana

20 - Secretaria de Limpeza Pública / 21 - Farmácia Poupe Mais

22 - Feirão dos Móveis / 23 - UBS Redenção 

24- UBS Santa Lúcia e Sanharol / 27- Vila Davi

28 - Camaçari / 29 - Bom Jesus

30 - Vila Fiquene

Saúde