Saúde

PREVENÇÃO

Unidade Móvel Oncológica passa a atender no bairro Vila Nova

O atendimento se dá mediante apresentação do cartão SUS e documento de identidade com foto

Publicado em: 04/03/2021 por João Rodrigues

Secretaria de Saúde

Unidade Móvel Oncológica passa a atender no bairro Vila Nova

Unidade Oncológica funciona de segunda a sexta das 8h às 17h. (Foto: Maira Soares)

Em cumprimento ao cronograma anual anunciado no início de janeiro, a Unidade Móvel Oncológica da Secretaria Municipal de Saúde de Imperatriz começou, esta semana, a atender a população em frente a Unidade Básica de Saúde,UBS, Vila Nova. Com a adoção de todos os protocolos sanitários para enfrentamento da Covid-19, os atendimentos ocorrem de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h.

No ônibus adaptado que funciona com consultório médico, sala de coleta e outros espaços para receber o público, são oferecidos regularmente exames preventivos de câncer de colo do útero (PCCU), testagem de PSA contra o câncer de prostata, avaliação sobre câncer de pele e marcação de mamografia para mulheres a partir de 40 anos. Os homens devem portar o cartão do SUS de Imperatriz e estar em jejum.

A coordenadora da unidade, Vilenice Batista reforça que o morador do bairro precisa apresentar aos profisisonais de saúde da unidade móvel um documento de identificação com foto e o cartão do Sistema Único de Saúde, SUS.

O atendimento segue presencial, mas Vilenice destaca que todas as medidas sanitárias previstas no decreto municipal da Covid-19, que são o uso de máscara, distanciamento e disponibilização para o uso do álcool em gel, estão sendo empregadas.

“Como parte dos protocolos sanitários só atendemos pessoas com máscaras, entram dois pacientes por vez, tanto mulher quanto homem, e no consultório só fica um paciente”, frisou.

Mês da Mulher

Em homenagem ao Dia Internacional da Mulher, o Setor de Oncologia do Municipio de Imperatriz, que funciona no Centro de Saúde Três Poderes, vai iniciar no dia 20 a entrega de travesseiros-terapêuticos para pacientes. A entrega será gradual em razão das medidas sanitárias contra a pandemia.

“Esse travesseiro-terapeutico foi criado por uma paciente dos Estados Unidos ao peceber a necessidade de criar algo para apoiar o braço e dar um conforto maior quando ela retirou a mama. Outras mulheres aderiram a essa almofada do coração e agora vamos doar para algumas mulheres que fizeram mastectomia (retirada da mama)”, explicou Vilenice Batista. O setor de Oncologia municipal recebeu as almofadas de irmãs da Igreja Presbiteriana.

Saúde