Saúde

PREVENÇÃO

Unidade Móvel Oncológica atende na festa de aniversário do Parque Alvorada II

Este mês, ônibus passará pela Cafeteira, Brasil Novo e Vila Lobão

Publicado em: 06/08/2018 por Maria Almeida

Secretaria de Saúde

Unidade Móvel Oncológica atende na festa de aniversário do Parque Alvorada II

Atendimentos foram oferecidos das 7h às 12h para facilitar acesso da comunidade aos exames (Foto: Assessoria)

Cerca de 80 pessoas foram atendidas com exames, na manhã do último domingo, durante a festa de comemoração dos 30 anos de fundação do Bairro Parque Alvorada II. Serviços foram oferecidos pela equipe da Unidade Móvel Oncológica, que disponibilizou, também, agendamento de mamografias, coleta de preventivo do colo do útero (Papanicolau) e PSA (preventivo da próstata).

“A saúde mais perto da comunidade, esse é o objetivo da gestão, por isso atendemos de acordo com as necessidades detectadas, sobretudo, no que se refere aos serviços da Atenção Básica. E como a Unidade Móvel trabalha na prevenção de quatro tipos de câncer, não podemos deixar de participar desse tipo de evento” – explicou o secretário de Saúde, Alair Firmiano.

Os pacientes atendidos durante esta ação no Parque Alvorada, devem procurar a Unidade Básica de Saúde Maria Aragão para pegar o resultado de seu exame. “As análises são emitidas em aproximadamente 15 dias, quem fez coleta pode procurar a UBS após esse período de tempo” – informou a coordenadora do ônibus, Vilenice Batista.

No entanto, ela faz um alerta: “Quem não encontrar seu exame na UBS, deve nos procurar na coordenação de oncologia dos Três Poderes, pois nós ficamos com os exames de resultados alterados e entramos em contato via telefone para agendamento de consulta com especialista, mas às vezes não conseguimos falar por meio do contato deixado na hora da coleta”.

O cronograma do mês de agosto da Unidade Móvel segue da seguinte forma:

06 a 17 – CRAS Cafeteira - Avenida Liberdade, nº 46, Vila Ipiranga.

20 a 24 – Brasil Novo, Avenida Jacob, esquina com Avenida Fernão Dias (em frente ao pé de "manga do peixeiro")

27 a 31 – APAE – Rua São Francisco, Quadra 10 s/nº, Alto da Boa Vista, Vila Lobão. Nos dias 27 e 28, além das consultas e exames, serão realizadas palestras sobre câncer de pele com dr. Pedro Júlio e câncer de colo do útero, com dr. Gumercindo Filho.

Saúde