Saúde

PREVENÇÃO

Veja como funciona o atendimento a casos suspeitos de Covid-19 na rede particular de saúde em Imperatriz

Pacientes adultos serão atendidos no Hospital Santa Mônica e pacientes pediátricos no Hospital da Unimed.

Publicado em: 23/03/2020 por João Rodrigues

Secretaria de Saúde

Veja como funciona o atendimento a casos suspeitos de Covid-19 na rede particular de saúde em Imperatriz

Após dar entrada no hospital, o paciente terá atendimento padronizado em ambas unidades hospitalares (Foto: Santa Mônica)

A rede privada de saúde definiu os hospitais Santa Mônica e da Unimed para atender seus usuários que apresentarem sintomas suspeitos do Novo coronavirus (Covid-19). Uma cópia do ofício informando o fluxograma de atendimento foi enviado, para conhecimento, ao promotor de justiça Newton Barros Bello Neto, da Promotoria Especializada da Saúde, no fim de semana.

Conforme o documento, que é assinado pelos representantes de hospitais particulares de Imperatriz, o Hospital Santa Mônica vai receber pacientes adultos, enquanto que o Hospital da Unimed será exclusivo para atendimento pediátrico. Após dar entrada no hospital, o paciente terá atendimento padronizado em ambas unidades hospitalares.

No Santa Mônica, por exemplo, o paciente passará por avaliação e triagem médica no Pronto Socorro e, em caso de apresentar suspeitas para o Covid-19, será encaminhado para uma sala especializada onde vai coletar material para exames.

No caso de testagem positiva para o novo coronavírus, o paciente poderá ter internação hospitalar ou será orientado a fazer o isolamento domiciliar. A decisão sobre qualquer uma das medidas vai depender da avaliação médica.

No documento, os representantes de hospitais liderados pelo Conselho Regional de Medicina. CRM-MA, relatam ao MP que devido a grande preocupação de toda a classe médica do município foi criado o Comitê Emergencial de Combate ao Coronavirus, composto pelo CRM-MA e outras entidades. A criação do Comitê leva em consideração o Plano de Contingência do Estado do Maranhão.

Saúde