Saúde

AÇÃO

Veja os serviços ofertados para a mulher na rede pública de saúde

Atendimentos são de segunda à sexta-feira nas UBS e na Divisão de Saúde da Mulher, nos Três Poderes.

Publicado em: 29/09/2020 por João Rodrigues

Secretaria de Saúde

Veja os serviços ofertados para a mulher na rede pública de saúde

Divisão de Saúde da Mulher funciona no Centro de Especialidades Médicas Três Poderes (Foto: Patrícia Araújo)

Mesmo com a pandemia, quase todos os serviços voltados à saúde e o bem estar da mulher foram mantidos nas Unidades Básicas de Saúde, UBS. A exceção é para aqueles que funcionam na Divisão de Saúde da Mulher, vinculada à Secretaria Municipal de Saúde, como consultas ginecológicas, mastológicas, com psicólogo, nutricionista e assistente social, além de procedimentos. Ainda assim, vários desses atendimentos já voltaram e outros devem retornar nos próximos dias.

Os serviços que nunca tiveram interrupção nas UBS são os de pré-natal, planejamento familiar, coleta de material para exames preventivos de câncer, solicitações de mamografias e as notificações de violência contra a mulher.

A coordenadora do Programa Municipal de Saúde da Mulher, Thamisa Fialho explica que "a única mudança, com a pandemia, foi a adoção de medidas sanitárias nas UBS para a prevenção da Covid-19 como o distanciamento, utilização de álcool gel e o uso obrigatório de máscaras de proteção facial. Os agendamentos são por horário para as gestantes que fazem parte do grupo de risco e devem ser preservadas ao extremo”.

Para atendimento, a mulher deve procurar a UBS do seu bairro de segunda à sexta-feira, das 8h às 12h e das 14h às 17h, portando cartão do SUS e comprovante de endereço.  No caso das mulheres que desejaram fazer exames preventivos, aqueles que podem detectar ou não câncer de colo do útero ou de mama, a única orientação é que elas passem antes nas UBS para verificar o dia de oferta do serviço. 

“A coleta de preventivo dentro da Unidade Básica de Saúde ocorre conforme o cronograma adotado na Ubs, onde existem os dias específicos. É interessante a paciente passar pela UBS e verificar qual vai ser o dia da coleta desse preventivo que não parou de ser ofertado”, observou Thamisa Fialho.

Consultas

A Divisão de Saúde da Mulher, que funciona no Centro de Saúde Três Poderes está oferecendo regularmente consultas e a partir de outubro vai retornar novos serviços. Thamisa, ressalta, no entanto, que a marcação das consultas ocorre nas UBS nos bairros.

Serviços oferecidos 

*Consulta e pré-natal
*Planejamento familiar
*Coleta de exames preventivos de câncer

*Consultas ginecológicas, mastológicas, com psicólogo e com nutricionista
*Atendimento com assistente social
*Procedimentos médicos
*Notificações de violência contra a mulher
* Inserção do Diu 
*Colposcopia
*Biópsias de Mama,Vúlva e Colo Uterino.

Saúde