Notícias

SAÚDE

Semus discute retorno de estágios dos cursos da área da Saúde

Em 15 dias o cenário da pandemia será reavaliado, e se for favorável, será iniciado retorno gradual dos alunos

Publicado em: 12/03/2021 por Maria Almeida

Secretaria de Saúde

Semus discute retorno de estágios dos cursos da área da Saúde

A Prefeitura reforça que os internos da área da Saúde estão no grupo de prioridade da vacinação e que todos serão vacinados de acordo com as diretrizes do Ministério da Saúde. (Foto: Maria Almeida)

Na Secretaria Municipal de Saúde, Semus, em reunião com secretário de Governo, Eduardo Soares, e o coordenador do Programa de Estágio do Município, Manuel Alves, a secretária de Saúde, Mariana Jales, discutiu a possibilidade de retorno dos estágios dos estudantes internos de medicina e demais cursos da área da Saúde.

No momento a atuação dos estudantes nas instituições de saúde está vetada pelos decretos municipais e estaduais, que dispõem sobre medidas restritivas de prevenção à Covid-19. No entanto, em 15 dias o cenário da pandemia será reavaliado, e tão logo os números reduzam haverá o retorno gradual dos estudantes na parte prática de seus estudos.

“Nós somos os mais interessados em ter estes estudantes conosco, nos ajudando tanto nos hospitais, quanto nas Unidades Básicas de Saúde. Eles são mão de obra de apoio, e além de nos ajudar no atendimento, com eles dentro das instituições, há uma grande troca de conhecimento entre eles e nossos servidores”, ressaltou Mariana Jales.

Porém, a situação é delicada e requer cautela, há um grande risco de contaminação do coronavirus. Segundo Eduardo, são mais de 500 estudantes em campo de estágio. “Por medida de segurança, tanto deles quanto de suas famílias, desde janeiro as atuações desses alunos na Rede de Saúde foram suspensas, devido ao aumento de casos da Covid 19”, explicou secretário de governo.

A Prefeitura reforça que os internos da área da Saúde estão no grupo de prioridade da vacinação e que todos serão vacinados de acordo com as diretrizes do Ministério da Saúde e de forma gradual, conforme chegada das doses. Parte dos Estudantes já foram vacinados. Vale ressalta ainda que as doses já chegam na cidade direcionada aos grupos que devem ser imunizados, e a Secretaria segue a risca as determinações do Plano Nacional de Vacinação.

Notícias