Servidor

INOVAÇÃO E TRANSPARÊNCIA

Declaração de Rendimentos está disponível no Portal do Servidor

Sistema online facilita a vida de servidores que antes precisavam se deslocar e enfrentar filas

Publicado em: 29/02/2020 por Ariel Rocha

Secretaria de Administração

Declaração de Rendimentos está disponível no Portal do Servidor

São obrigados a declarar o Imposto de Renda os contribuintes que receberam rendimentos tributáveis na soma anual superior a R$ 28.559,70. (Foto: Maira Soares)

Neste sábado, 29 de fevereiro, já está disponível no portal da Prefeitura a emissão da Ficha Financeira Anual de Rendimentos, para fins de Declaração do Imposto de Renda Pessoa Física referente ao exercício financeiro de 2019. Pelo terceiro ano consecutivo, o dispositivo online facilita a vida dos servidores municipais, já que a emissão do documento era apenas realizada no Departamento de Recursos Humanos e em algumas secretarias.

De acordo com o superintendente da área de Tecnologia e Informação - STI, Derek Cunha Lima, da Secretaria de Administração - SEAMO, a ferramenta gera praticidade no processo de efetuar a declaração. O acesso poderá ser feito de qualquer computador ou smartphone. “Quem tiver o cadastro no portal do servidor vai ter acesso, tanto ao contracheque quanto à declaração de rendimentos. Caso não tenha cadastro, poderá fazê-lo no site com suas informações pessoais e a matrícula funcional”, destacou.

A emissão no site segue a iniciativa da gestão, que realiza uma série de medidas modernizadoras no intuito de facilitar a vida dos funcionários, como é o caso do contracheque online, que gera a economia de mais de 100 mil reais ao ano. O secretário da Seamo, José Antônio Pereira, explica que “além de evitar o desgaste para os funcionários que antes precisam se locomover e enfrentar filas, a emissão virtual traz toda a informação possível, e, assim, garante mais transparência na gestão”.

Passo a Passo

Para obter as informações financeiras, profissionais podem ir à aba Transparência do site da Prefeitura de Imperatriz e acessar o Portal do Servidor. Na área de serviços online, poderá abrir seu cadastro individual e conferir na lista de contracheques o comprovante de rendimentos, que estará disponível em formato PDF, pronto para impressão.

Regras de obrigatoriedade da Receita Federal:

São obrigados a declarar o Imposto de Renda os contribuintes que receberam rendimentos tributáveis (como salários e aluguéis), cuja soma anual foi superior a R$ 28.559,70.

Servidor