Notícias

TRÂNSITO

Setran realiza campanha educativa em escolas e shopping

Visitas em empresas também fazem parte da programação da Semana Nacional de Trânsito, que ocorre de 18 a 25 de setembro

Publicado em: 14/09/2022 por Islene Lima

Secretaria de Trânsito e Transportes

Setran realiza campanha educativa em escolas e shopping

Atividades são realizadas ao longo da semana (Foto: Maira Soares)

As ações voltadas para a Semana Nacional de Trânsito, já iniciaram em Imperatriz. Com atuações voltadas para uma direção defensiva, a Secretaria Municipal de Trânsito e Transportes (Setran), realizou panfletagem na praça de alimento do Imperial Shopping, com orientações, além de conscientização sobre direitos e deveres de cada cidadão.

Atividade faz parte do cronograma de ações da campanha, antecipada em Imperatriz, iniciada na segunda-feira (12), com palestras, blitz, e panfletagens que serão intensificados na semana oficial que ocorre de 18 a 25 de setembro.

Segundo a coordenadora do projeto Educação para o trânsito, Terezinha Miranda, a antecipação das atividades proporcionará mais conhecimento, debates, além de levar conscientização às escolas e outros setores, como empresas, universidade, shoppings, feiras, visando discutir sobre temáticas crucias que salvam vidas.

“Essa campanha é mais uma oportunidade de levar informação sobre um trânsito seguro. A temática desse ano, por exemplo, destaca a importância de todos contribuírem, pois “Juntos Salvamos Vidas”, e esse é nosso compromisso, levar conhecimento em todos os setores, sejam públicos ou privados, para falar sobre a responsabilidade de todos no trânsito”, pontua a coordenadora.

Palestra!

A equipe do departamento de trânsito antecipou a programação com palestras na Escola Crescer Criando, situada na Rua Aquiles Lisboa, Centro. Na oportunidade, os agentes abordaram os impactos sociais na sociedade, família, devido uma má direção. A coordenadora destacou alguns pontos debatidos na palestra como: o estresse, o ódio, raiva, pressa, quando o condutor vai dirigir. Ela enfatiza, que comportamentos como esses provocam um trânsito perigoso, pois consequentemente o motorista, por conta da condição estressante, acaba não respeitando a sinalização, realizando ultrapassagem indevida, e até mesmo encurtando caminho na contramão.

“A sociedade precisa entender que não é apenas um acidente, mas as consequências dele. Os impactos sociais são grandes, envolvendo hospital, financeiro, reabilitação, em alguns casos infelizmente, irreversíveis, e até fatalidades. Diante disso, temos que bater na mesma tecla, reforçando o planejamento e respeito, promovendo um trânsito solidário e mais humanizado”, destaca.

Notícias