Notícias

PREVENÇÃO

Teste do Pezinho é disponibilizado nas UBSs Santa Rita e Vila Lobão

Obrigatório para bebês, o exame serve para diagnosticar mais de seis doenças

Publicado em: 12/03/2021 por Maria Almeida

Secretaria de Saúde

Teste do Pezinho é disponibilizado nas UBSs Santa Rita e Vila Lobão

O exame será disponibilizado de segunda-feira a quinta-feira, pela manhã. Além disso, ele continua sendo ofertado nas UBSs Vila Nova e Centro Novo. (Foto: Maria Almeida)

A partir de segunda-feira, 15, as Unidades Básicas de Saúde, UBS, dos bairros Santa Rita e Vila Lobão, passam a realizar teste do pezinho. O exame será disponibilizado de segunda a quinta-feira, pela manhã. Além disso, ele continua sendo ofertado nas UBSs Vila Nova e Centro Novo.

A secretária Municipal de Saúde, Mariana Jales, explica que medida visa garantir a continuidade deste serviço em pontos estratégicos da cidade, que agora conta com quatro locais de atendimento, e após a pandemia, contará com sete.

“Estávamos com cinco unidades realizando teste do pezinho, mas em função da pandemia, tivemos que transformar a UBS Cafeteira em ambulatório, o que impossibilita temporariamente a realização do teste nessa unidade; e tivemos que suspender nas UBSs Nova Imperatriz e Parque do Buriti, por causa do afastamento de servidores que testaram positivo para covid. Contudo, abrimos mais essas duas”, explicou.

O teste do pezinho é de extrema importância que seja feito, pois permite identificar seis tipos diferentes de doenças que não apresentam sintomas no nascimento que, se não forem tratadas cedo, podem causar sérios danos à saúde, inclusive retardo mental grave e irreversível.

De acordo com a coordenadora do Programa Saúde da Criança e do Adolescente, Karine Svetlana, a idade ideal para realizar o teste é entre o 3º e 5º dia de vida da criança, porém a coleta ainda pode ser feita até os 28 dias. “É importante destacar que, quando o teste do pezinho é feito em período oportuno, a criança é diagnóstica ainda nos primeiros dias, e se iniciado o tratamento a tempo, a estimativa e a qualidade de vida da criança aumentam consideravelmente”, disse.

Notícias