Trânsito e Transportes

EDUCAÇÃO NO TRÂNSITO

Setran divulga relatório do Projeto Educar para o Trânsito

Segundo dados da Secretária Municipal de Trânsito e Transportes, só em 2019 foram 323 atividades realizadas

Publicado em: 14/07/2020 por Islene Lima

Secretaria de Trânsito e Transportes

Setran divulga relatório do Projeto Educar para o Trânsito

As palestras educativas nas escolas visam a formação de agentes multiplicadores dentro de sua família e comunidade (Foto: Maira Soares)

Em 2019, o trabalho da Secretária Municipal de Trânsito e Transportes, Setran, por meio do projeto Educar para o Trânsito -  A Vida em Primeiro Lugar, realizou cerca de 323 atividades voltadas para a educação no trânsito com palestras educativas em escolas, universidades, realização de campanhas, além de ações externas e com agentes mirins, entre outros. 

O projeto é desempenhando pela Coordenação de Educação para o Trânsito que dão orientações sobre situações pertinentes ao convívio no trânsito e as principais condutas corretas que devem ser praticadas por pedestre, ciclista e condutores de veículos.

Segundo a Assembleia Geral das Nações Unidas, o período de 2011 a 2020 é a "Década das ações para a segurança no trânsito", no qual os órgãos responsáveis pactuaram em adotar medidas para redução de acidentes. Ainda de acordo dados do Departamento Nacional de Trânsito, Denatran, o Brasil é o 5º país com números de mortes no trânsito, e em Imperatriz essa realidade não é diferente.  

O secretário Leandro Braga explica, que essas ações da Setran, de conscientização da população com relação aos riscos no trânsito, é um iniciativa permanente que ocorre durante o decorrer de todo ano. "O que cada cidadão, seja ele motorista, ciclista, pedestre, motociclista ou passageiro precisa entender é que o seu comportamento individual muda o trânsito. Todos têm essencial relevância na construção de um trânsito mais humano e seguro, ou seja, a conscientização, observação e respeito tanto a sua vida como de terceiros, são palavras-chaves para menos acidentes e mortes". 

A coordenadora de Educação para o Trânsito da Setran, Terezinha Miranda, explica que o projeto é uma proposta pedagógica de valorização à vida que está contribuindo muito para a mudança de comportamento da comunidade. Ela ressalta que campanhas como o Maio Amarelo, Semana Nacional de Trânsito, blitz em datas alusivas com distribuição de folders, orientação sobre normas e leis do trânsito, orientação e explicação em pontos estratégicos, bem como instruções sobre a lei Seca, Dia do Ciclista, pedestre, motociclista, Dia Mundial em memória às vítimas, dentre outras ações são realizadas frequentemente em Imperatriz.

Resumo das atividades de educação para o trânsito de 2019 

Palestras em escolas 102

Palestras em Universidades 1

Palestras empresa 13

Ações externas 74

Sábado cidadania 8

Ações Integradas 21

Ações com Agentes Mirins 39

Eventos 16

Igrejas 7

Travessia 42

Trânsito e Transportes