TRANSPARÊNCIA

CONVOCAÇÃO DOS CONCURSADOS

Número de médicos salta de 140 para 258 e livra Prefeitura dos contratos polêmicos e caros

Economia mensal é de meio milhão de reais; município tem, agora, quase 5% de todos os médicos ativos do Maranhão

Publicado em: 18/02/2020 por Assessoria de Comunicação

Secretaria de Administração

Número de médicos salta de 140 para 258 e livra Prefeitura dos contratos polêmicos e caros

Número de médicos salta de 140 para 258 e livra Prefeitura dos contratos polêmicos e caros (Foto: Patrícia Araújo)

O prefeito Assis Ramos definiu como histórico o dia 18 de fevereiro de 2020, data em que ele assinou a homologação dos resultados dos concursos públicos que tiveram etapas em dezembro de 2019 e janeiro deste ano, para  1.700 vagas, incluindo cadastro de reserva. Na mesma oportunidade, determinou a imediata convocação de 70 profissionais da Educação (professores e pedagogos) e 131 da Saúde, dentre os quais 118 médicos. (veja quadro, os novos 118, por especialidades)

25 Generalistas 03 Angiologistas
15 Anestesistas 02 Cirurgiões Pediátricos
15 Pediatras 02 Pneumoligistas
15 Cirurgiões Gerais 02 Nefrologistas
12 Intervencionistas 01 Endocrinologista
09 Ortopedistas 01 Gastro Pediátrico
05 Cardiologistas 01 Infectologista
04 Oftalmologistas 01 Nefro Pediátrico
04 Radiologistas 01 Psiquiatra

118 médicos novos, cursados: agora são 258 no quadro do Município e R$ 6 milhões a menos por ano de gastos com contratos instáveis, polêmicos e caros.

Todos os convocados devem se apresentar a partir de hoje para se juntarem aos 140 que já eram do quadro fixo. Agora, o Município não terá mais que manter aqueles contratos que vez por outra eram suspensos por desacertos de cobrança ou escassez de repasses, gerando tensões no Socorão, Socorrinho, UPA do São José, postos e Unidades Básicas de Saúde, e seguidas ameaças de paralisação das cirurgias. 

“Nos preparamos para isso, fizemos o maior concurso da história do município, sem nenhum ruído e agora, mesmo pagando salários compatíveis, gratificações e plantões, ainda assim vamos economizar meio milhão de reais por mês e passamos a ser um dos únicos municípios do Brasil com quase todos os seus médicos concursados”- comemora o prefeito. 

Levantamento do Conselho Federal do Medicina diz que, no Maranhão, nos atendimentos público e privado, existem 5.446 médicos com registros ativos no CRM, Conselho Regional de Medicina. Só na Prefeitura de Imperatriz, a partir desta terça-feira,18, estão 4,7% deles. 

Outros convocados

Além dos 118 médicos novos, foram convocados 6 farmacêuticos, 7 fisioterapeutas e 7 técnicos em radiologia.  Na área da Educação, 60 professores e 10 pedagogas para as zonas rural e urbana.

O secretário da Administração, José Antônio Pereira, que também acumula a pasta da Educação, lembrou que da última vez que o município fez concurso, antes da atual gestão, os aprovados nem sequer foram convocados. “O prefeito Assis, já no período dele, teve que fazer o acordo com o Ministério Público para que os aprovados não tivessem seus direitos invalidados e assim pode aproveitar cerca de 500 deles. Agora, no nosso concurso, além de absolutamente limpo, em prazo recorde estamos homologando, nomeando e colocando esses novos servidores a serviço do povo” - salientou.

TRANSPARÊNCIA