Notícias

COMBATE AO CORONAVÍRUS

Vacinação contra covid-19 segue, e Imperatriz aplica 1.000 doses pediátricas

Estão sendo imunizadas crianças de 5 a 11 anos. Embora toda logística do Município, a procura pela vacina pediátrica ainda é baixa.

Publicado em: 01/02/2022 por Viviane Reis

Secretaria de Saúde

Vacinação contra covid-19 segue, e Imperatriz aplica 1.000 doses pediátricas

Em Imperatriz, foram aplicadas mais de 400 mil doses, sendo mais de 82% do público-alvo acima de 12 anos vacinado com as duas doses ou a dose única. (Foto: Maira Soares)

A vacinação infantil contra covid-19 segue em Imperatriz para crianças de 5 a 11 anos de idade, com e sem comorbidades, e, nesta segunda-feira (31),  a cidade atingiu a marca de 1.000 doses pediátricas aplicadas. Dose de coragem dos pequenos que têm enfrentado o medo de agulhas, com bravura, renovando a esperança de dias melhores,  sem pandemia.

Em Imperatriz, cerca de 18 mil crianças estão aptas a receberem o imunizante contra covid-19. Para atingir a meta, o Município disponibiliza oito pontos de vacinação para atender especificamente este público, em diversas regiões da cidade. Embora toda logística, ainda há uma baixa procura do público-alvo.

“Nós começamos com grupos prioritários com comorbidades, a procura foi baixa, e reduzimos a faixa etária. Mesmo assim, tivemos uma baixa cobertura vacinal e semana passada, iniciamos a vacinação para todos os públicos de 5 a 11 anos. Hoje (31) conseguimos atingir a marca de 1.000 crianças imunizadas. Um número ainda baixo, considerando o público-alvo que precisamos atingir”, explicou o secretário de Saúde Alcemir Costa.

A vacina infantil contra covid-19 é diferente da dose aplicada na população acima de 12 anos, a qual é composta de 30 microgramas. Já a dose pediátrica contém 10 microgramas do imunizante. Mesmo assim, muitas dúvidas surgem e os profissionais têm se desdobrado para saná-las. 

“Temos feito um trabalho de conscientização, a quem nos procura, conforme a recomendação do Ministério da Saúde e, também, com dados de outros países que já estão avançando na vacinação”, informou a coordenadora da Atenção Básica de Imperatriz, Sormanne Branco.

Para estar completamente vacinada, a criança precisa receber duas doses do imunizante com intervalo de oito semanas entre elas, é o que recomenda o Ministério da Saúde.

Vacinação acima de 12 anos

A imunização avança e o Brasil já se aproxima de 85% da população-alvo, acima de 12 anos, vacinada com as duas doses ou a dose única. Esse percentual corresponde a mais de 150 milhões de pessoas vacinadas. 

Em Imperatriz, foram aplicadas mais de 400 mil doses, sendo mais de 82% do público-alvo imunizado.

Quanto a dose de reforço, a cidade contabiliza mais de 32 mil doses. Em todo o país, quase 40 milhões de pessoas já tomaram a dose de reforço contra a Covid-19.

UBS's Vacinação Infantil 

Beira-rio
Parque do Buriti
Planalto
Bom Sucesso
Vila Fiquene 
Centro Novo - manhã
Coquelândia - manhã
Camaçari - (segunda a sexta-feira 18 às 20h e sábado das 08 às 11h)

Notícias