VERÃO 2018

DISPUTAS

Inscrições abertas para competição de vôlei na areia

Congresso técnico será dia 8 de agosto, no auditório da Sedel no Frei Epifânio

Publicado em: 31/07/2018 por Dema de Oliveira

Secretaria de Esporte, Lazer e Juventude

Inscrições abertas para competição de vôlei na areia

Competições de vôlei na areia serão realizadas de 10 a 12 de agosto, na Praia do Cacau (Foto: IMADRONEBR)

Os "Jogos na Areia", evento realizado pela Prefeitura de Imperatriz, coordenado pela Secretaria de Esportes, Lazer e Juventude, na Praia do Cacau, reúne atletas de diversas modalidades. O beach soccer abriu as competições. A segunda disputa será com os times de vôlei na areia, em que os interessados em participar podem se inscrever até a próxima terça-feira, 7, pois o congresso técnico será no dia seguinte, às 10h, no auditório da Sedel, no estádio municipal Frei Epifânio.

As competições de vôlei na Areia, serão realizadas de 10 a 12 de agosto, na arena montada na praia do Cacau. Segundo o coordenador geral dos Jogos, Pedro Antônio Pereira, a previsão é que o número de inscrições ultrapasse as do ano passado. Em 2017, participaram 25 equipes, sendo 19 masculino e 6 feminino. 

História do vôlei de areia

O vôlei de areia, também chamado de vôlei de praia, tem sua origem no vôlei de quadra. É praticado diretamente na areia da praia, ou em quadras de areia montadas em ginásios de esporte e praças de cidades em todo o Brasil.

A modalidade foi criada no estado da Califórnia (Estados Unidos) e no Havaí, na década de 1920. Porém, tornou-se um esporte profissional somente na década de 1980. Foi neste período que chegou ao Brasil e se espalhou por todo o mundo.

O vôlei de praia é praticado numa quadra, demarcada com fita, na areia. As medidas são: 16 metros de comprimento por 8 de largura. No meio deve ficar uma rede que mede 2,43 metros de altura (masculino) 0u 2,24 metros (feminino).

O jogo é disputado em equipes de 2 a 4 jogadores (nas olimpíadas os jogos são disputados por duplas). A equipe vencedora é aquela que ganha dois sets (o jogo possui três sets). Os dois primeiros sets vão até 21 pontos. Quando há empate em 1 set a 1, o terceiro set é realizado com 15 pontos. Para fechar o set, a equipe deve sempre abrir dois pontos de vantagem.

Futevôlei

Depois de vôlei na areia, serão realizadas as competições de futevôlei, em que as inscrições serão realizadas também até o dia 7 de agosto. O Congresso Técnico, será realizado dia 8, ás 10 horas, na sala da Aclem, localizada no Estádio Frei Epifânio. As competições acontecem em 11 e 12 de agosto.

VERÃO 2018