Notícias

FEIRA AGROPECUÁRIA

Visitantes e trabalhadores da Expoimp recebem orientações sobre saúde

Equipes estão em pontos estratégicos para orientar e atender os frequentadores da feira

Publicado em: 06/07/2022 por Viviane Reis

Visitantes e trabalhadores da Expoimp recebem orientações sobre saúde

Vigilância realiza trabalho educativo com orientações sobre normas sanitárias. (Foto: Maira Soares)

 

Com incentivo ao aquecimento da economia local, ao fomento do agronegócio e para levar ações à comunidade, a Prefeitura marca presença na 52ª Exposição Agropecuária de Imperatriz (Expoimp) 2022. No evento, há trabalhos de várias as secretarias do Município, cada uma com suas respectivas atuações, entre elas a Secretaria de Saúde.

Com equipes da Vigilância em Saúde, Vigilância Sanitária e Serviço Móvel de Urgência (SAMU), as ações desta pasta se concentram na assistência em saúde aos expositores, visitantes, trabalhadores do evento. As equipes estão em pontos estratégicos para orientações, fiscalização e prestação de atendimentos. 

“É uma força-tarefa da Prefeitura de Imperatriz, juntamente com as nossas equipes, e outras secretarias, para que possamos dar assistência aos trabalhadores e visitantes da nossa maior feira agropecuária, inclusive assistência em saúde. Evento este que movimenta a economia da região, reúne milhares de pessoas por noite, e que ficou dois anos sem realização devido à pandemia, mas que retoma com força”, explicou o secretário Alcemir Costa.

Equipe circula pelo parque de exposições conversando com vendedores. (Foto: Assessoria)

As ações de vigilância sanitária se concentram em medidas capazes de eliminar, diminuir ou prevenir riscos à saúde e de intervir nos problemas sanitários, inclusive aos relacionados à produção e circulação alimentos, prestação de serviços e outros de interesse da saúde.

“Primeiramente, realizamos ações educativas e, posteriormente, as devidas fiscalizações sanitárias, com intuito de minimizar ou eliminar possíveis riscos à saúde da população que está consumindo alimentos e bebidas comercializados na Expoimp. Os que não se adequarem, são notificados”, explicou a coordenadora do órgão, Márcia Figueredo.

Já a vigilância em saúde, por meio do Programa de combate às Infecções sexualmente transmissíveis (IST’s), orientam os visitantes do estande sobre a prevenção e tratamento das IST’s, além de alertar sobre os altos índices de infecções, principalmente, HIV/AIDS na cidade. O SAMU está de prontidão para os atendimentos de urgência e emergência, além de orientações sobre os primeiros socorros.

 

SAMU em atendimento a jovem que se sentiu mal durante o evento. ( Foto: Assessoria)

FEIRA

A Expoimp volta a ser realizada após dois anos de pandemia e a expectativa dos organizadores é que sejam movimentados 1bilhão de reais nesta edição. Ao todo, são 360 expositores e cerca de 100 estandes montados.

No estande da Prefeitura de Imperatriz, todas as noites têm atrações culturais. Hoje, quarta-feira (06), quem se apresenta é o cantor Bibi Martan, na quinta (07) Jordão & Mateus e sexta Reginaldo Parente.

Ações educativas também estão sendo realizadas.  O Departamento de Ciência de Tecnologia, da Secretaria de Educação, realiza o primeiro Torneio de Escolar de Futebol de Robôs. As secretarias de Meio Ambiente e Recursos Hídricos expõe produtos com materiais recicláveis em parceria com a Ascamari bem como orientações sobre podas de árvores, queimadas e coleta seletiva.

O trabalho da Prefeitura envolve ainda secretarias da Mulher, de Desenvolvimento Social, de Agricultura, de Trânsito, Infraestrutura, Procon.

Notícias