Assistência Social

INTEGRAÇÂO

Capacitação fortalece articulação entre CRAS e CREAS em Imperatriz

Objetivo é a garantia de direito dos usuário e atendimento humanizado

Publicado em: 04/04/2024 por Kalyne Cunha

Secretaria de Desenvolvimento Social

Capacitação fortalece articulação entre CRAS e CREAS em Imperatriz

Oficina foi realizada na Sede do Creas e contou com a participação de técnicos e coordenadores (Foto: Kalyne Cunha)

Nesta quarta-feira (03), a Secretaria de Desenvolvimento Social (Sedes), por meio do Núcleo de Educação permanente da gestão do Sistema Único de Assistência Social (SUAS) no município, realizou uma oficina de fortalecimento da articulação entre Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) e o Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS).

O Suas implementa a oferta de serviços, programas, projetos e benefícios por meio de uma rede de equipamentos chamada de Rede Socioassistencial e a articulação entre esses equipamentos é importante para a integralidade da garantia de direitos. A capacitação, que contou com a participação de coordenadores e técnicos dos respectivos equipamentos, foi realizada no auditório do CREAS.

Dorielton Xavier, secretário da Sedes, destacou a relevância desse treinamento para os servidores, ressaltando que uma melhor integração entre CRAS e CREAS não apenas aprimora os serviços oferecidos, mas também beneficia diretamente a população, garantindo uma assistência mais eficiente e abrangente.

Nayara Januário, diretora da gestão do SUAS, planejou a capacitação juntamente com suas técnicas, Cleane Melo e Layla Barros. Na metodologia abordada, foram incluídas dinâmicas em grupo, roda de conversa e explanação sobre a referência e contra referência entre os equipamentos da proteção social especial básica e de média complexidade.

A técnica envolvida na organização da oficina, Cleane Melo, destacou a relevância da referência e contra referência para assegurar os direitos dos usuários dos equipamentos, como CRAS, CREAS e o Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV). Essa estratégia, segundo ela, não só promove uma abordagem integrada, mas também proporciona uma resposta mais completa às necessidades das pessoas atendidas.

Francilene Bahia, coordenadora da proteção social especial de média complexidade, destacou a integração entre os equipamentos como fundamental para um atendimento mais humanizado. Ela salientou que um dos objetivos da oficina da referência e contra referência é criar um fluxograma que simplifique os processos de encaminhamento, garantindo que a prioridade seja dada à colaboração entre CRAS e CREAS, independentemente da rotatividade das equipes.



A ação teve como objetivo geral garantir os direitos dos usuários, promovendo uma atuação mais coesa e eficiente dos equipamentos sociais. Entre os objetivos específicos, se destacam a criação de um fluxograma para orientar os processos de encaminhamento e o fortalecimento dos vínculos entre CRAS e CREAS, visando uma prestação de serviços mais eficaz e humanizada. Outros encontros similares ocorrerão para ampliar o debate em relação a outras políticas setoriais, como educação e saúde.

Assistência Social