Assistência Social

OPORTUNIDADE

Ciclo de conversa sobre trabalho e formação profissional para adolescentes e jovens é realizada pelo Selo UNICEF

Objetivo é proporcionar formação profissional e educacional para jovens, gerando oportunidades de trabalho para este público

Publicado em: 11/04/2024 por Kalyne Cunha

Secretaria de Desenvolvimento Social

Ciclo de conversa sobre trabalho e formação profissional para adolescentes e jovens é realizada pelo Selo UNICEF

Profissões escolhidas para as rodas de conversa foram: jogador de futebol, músico, digital influencer, policial e empreendedorismo. (Foto: Assessoria)

Como meta do resultado sistêmico 4 do Selo Unicef, que é sobre Oportunidade de Educação Trabalho e Formação Profissional para adolescentes e jovens, a Secretaria de Desenvolvimento Social (Sedes), por meio do Selo Unicef, realizará durante 2 semanas, o 1º ciclo de conversa sobre trabalho e formação profissional para adolescentes e jovens nos equipamentos: CRAS, Casas de Abrigo, SCFV e medidas socioeducativas do CREAS.

Além do ciclo de formação profissional, foi criada uma comissão e um núcleo de orientação vocacional para estimular o interesse em carreiras profissionais. Esta comissão foi formada com o propósito de organizar tanto o ciclo quanto, futuramente, a Feira de Profissões, conhecida também como a Feira de Empreendedorismo, ambas estratégias do resultado sistêmico 4. O objetivo primordial é garantir uma formação profissional, educacional e, consequentemente, oportunidades de trabalho para os adolescentes e jovens envolvidos.

O secretário de Desenvolvimento Social, Dorielton Xavier, destacou a importância de cumprir as metas para alcançar o Selo Unicef para o município. Ele ressaltou que o ciclo de formação profissional, realizado como parte do Resultado Sistêmico 4, é fundamental para garantir o acesso de adolescentes e jovens a oportunidades educacionais e de trabalho.

A articuladora do Selo Unicef no município, Mikaelly Santos, explicou que a escolha dos equipamentos para os ciclos de conversa foi estratégica, organizando grupos que trabalham diretamente com adolescentes. Durante as atividades realizadas, os grupos escolheram unanimemente uma profissão que mais se identificassem.

“Durante esta semana, foram realizadas atividades que fazem parte do Resultado Sistêmico 4, que implementa e executa o plano de ação municipal pelos direitos de crianças e adolescentes e do plano de participação do Selo Unicef. Esse resultado diz respeito à oportunidade de educação, trabalho e formação profissional para adolescentes e jovens, para o qual o município precisa traçar estratégias. Uma dessas estratégias é a realização do ciclo de formação profissional, fundamental para garantir futuramente a obtenção do Selo Unicef, por estar contida no referido plano”.

Sabrina Ramos, mobilizadora do Selo Unicef na assistência social, destacou que após a escolha das profissões pelos grupos, foi criado um calendário de programações para realização das atividades durante uma semana. Além disso, foram promovidos diálogos entre os adolescentes e profissionais das áreas escolhidas, mapeando oportunidades de um curso de vagas para Menor Aprendiz ou até mesmo vagas de emprego.

É importante ressaltar, também, o uso da plataforma 1MiO, que oferece milhares de cursos e vagas de emprego para os adolescentes, como parte dos exercícios para garantir oportunidades de educação e formação profissional.

Os ciclos iniciaram na segunda-feira (8) no Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV) no Parque Alvorada, na quarta-feira (10) no SCFV do CRAS Bacuri e nesta quinta-feira (11), no SCFV do Centro Novo.

Cronograma da semana do ciclo de formação profissional para jovens e adolescentes

Equipamento: Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos do Parque Alvorada - CRAS Santa Lúcia

Profissão: Jogador de futebol

 

Equipamento: Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos do CRAS Santa Rita

Profissão: Músico (violão)

 

Equipamento: Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos do CRAS Bacuri

Profissão: Digital Influencer (Marketing de influência)

 

Equipamento: Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos do Centro Novo - CRAS Cafeteira

Profissão: Atleta profissional de futebol

 

Equipamento: Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos do CRAS Bom Jesus

Profissão: Policial

 

Equipamento: Abrigos Casa, Conviver e Doce lar, medidas socioeducativas do CREAS

Profissão: Empreendedorismo.

Assistência Social