Assistência Social

AÇÃO

Mutirão 200 mil eleitores leva serviços socioassistenciais ao Santa Lúcia

Ação será realizada de segunda-feira (08) a sexta-feira (12), das 8h às 17h, no Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) Santa Lúcia

Publicado em: 09/04/2024 por Kalyne Cunha

Secretaria de Desenvolvimento Social

Mutirão 200 mil eleitores leva serviços socioassistenciais ao Santa Lúcia

Objetivo é oferecer serviços essenciais à comunidade do Recanto Universitário e comunidades adjacentes (Foto: Assessoria)

Na segunda-feira (08), a Prefeitura de Imperatriz, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Social (Sedes), em parceria com o Tribunal Regional Eleitoral do Maranhão (TRE) e Defensoria Pública, está proporcionando uma variedade de serviços socioassistenciais à comunidade do Recanto Universitário. Ação faz parte da campanha institucional da Justiça Eleitoral em prol dos 200 mil eleitores em Imperatriz, e conta com a participação de diversos órgãos e empresas, como a Defensoria Pública, cartórios 1º e 2º ofício, Tribunal Regional do Maranhão, INSS, Viva Cidadão, Receita Federal, 50º BIS, Justiça Eleitoral, Ministério do Trabalho e Emprego e Equatorial.

Dorielton Xavier, secretário da Sedes, enfatizou a importância de disponibilizar serviços públicos de forma descentralizada em diversos bairros da cidade. “Essa descentralização é fundamental para garantir que todos os cidadãos tenham acesso às assistências necessárias. É gratificante testemunhar o esforço conjunto de todos os órgãos e empresas envolvidos nesta iniciativa”, destacou.

A coordenadora do CRAS Santa Lúcia, Priscila Cadete, explicou que o objetivo dessa iniciativa é oferecer serviços essenciais à comunidade do Recanto Universitário e comunidades adjacentes como Vilinha, Vila Nova, Airton Sena, Vila Fiquene, Vila Janaína, entre outras. O mutirão visa proporcionar acesso à documentação, assistência social e facilitação do acesso a benefícios sociais de forma descentralizada, reforçando o compromisso da Sedes, por meio dos CRAS, em promover a inclusão social e melhorar a qualidade de vida da população. A coordenadora acrescentou ainda que todos os bairros da cidade poderão participar da ação.

O mutirão está acontecendo no Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) Santa Lúcia, localizado na Avenida Principal,S/N, Recanto Universitário, de segunda-feira (08) a sexta-feira (12), das 8h às 17h. Diversos serviços estão sendo disponibilizados, incluindo:

  • Atualização do CadÚnico e inscrição na Tarifa Social de Energia, fornecida pelo CRAS;
  • Atendimento jurídico, psicológico e assistencial também pelo CRAS;
  • Emissão de primeira e segunda via de registro de nascimento e casamento, registro de nascimento tardio, atualização de registros civis emitidos antes de 2017, reconhecimento espontâneo de paternidade e registro de nascimento tardio, oferecidos pela Defensoria Pública e cartórios;
  • Emissão, transferência e atualização do Título de Eleitor pelo Tribunal Regional Eleitoral do Maranhão (TRE-MA);
  • Cadastro no Baixa Renda e troca de lâmpadas pela Equatorial.
  • Agendamento para a 2ª via da carteira de identidade pelo Viva Cidadão.
  • Regularização do CPF pela Receita Federal.
  • Certificado de reservista pelo 50º BIS.

 

Assistência Social