Assistência Social

FORMAÇÃO

Servidores de programas da Sedes passam por capacitação

Imperatriz é referência em assistência social em toda a região.

Publicado em: 25/06/2021 por Sara Batalha

Secretaria de Desenvolvimento Social

Servidores de programas da Sedes passam por capacitação

Evento foi realizado no auditório da Universidade Aberta do Brasil, UAB. (Foto: Maira Soares)

Com o objetivo de atualizar conhecimento sobre novos procedimentos do CadÚnico e melhorar os serviços direcionados aos públicos dos Cras e Casa do Idoso Feliz, 43 servidores participaram na manhã desta sexta-feira, 25, de capacitação oferecida pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (Sedes), na Universidade Aberta do Brasil (UAB). A importância do CadÚnico e acolhimento humanizado foram tratados nesta formação. 

Valorização do serviço e empatia fizeram parte da fala da secretária da Sedes, Janaína Ramos, aos participantes. “Devemos nos colocar no lugar de quem busca os serviços do Cras, pois o usuário vai porque realmente precisa do serviço, isso é ter empatia com o próximo. O servidor também não deve ficar no comodismo, é preciso oferecer sempre o melhor no trabalho, tratar bem as pessoas. A gestão do prefeito Assis Ramos tem um diferencial, que é valorizar o servidor. Aquele que se destaca pelo empenho e dedicação é valorizado, com certeza, por esta gestão”, revelou. 

Dorielton Xavier, coordenador da Proteção Social Básica, enfatiza a importância da capacitação. “Partindo de algumas demandas e necessidades dos usuários, principalmente sobre atendimento, tanto sobre os programas sociais, Cadastro Único e Bolsa Família, ofertados nos Cras, é que fizemos a capacitação. Tudo isso para ofertar um atendimento mais humanizado, pois prestamos um serviço essencial, no qual as famílias solicitam seu direito. Então, cada funcionário tem um papel fundamental no acolhimento e inclusão. Isso faz toda a diferença na garantia de proteção social às famílias e busca ampará-las de forma humanizada”, disse. 

O entrevistador do CadUnico do Cras Bacuri, Thiago Pimentel Cordeiro, disse que “com as mudanças no Cadastro Único que só vêm pra melhorar o sistema e o nosso trabalho, entendemos melhor sobre os grupos populacionais, que tiveram algumas mudanças. A partir de agora teremos que ter mais critérios no cadastro. Também foi reafirmado aqui que devemos empenhar o nosso melhor a cada dia, ao atender o usuário. Tudo isso só fortalece nosso desemprenho”, disse.

“Foi muito boa a capacitação, aprendi mais ainda sobre o cadastro único e tarifa social, foi realmente um momento proveitoso, muito bom para o nosso crescimento profissional e considero de extrema importância para nossa nossa formação. Agradeço a todos os envolvidos, estão de parabéns", acrescentou Marinalva Correa Saraiva, também entrevistadora do CadÚnico, no povoado São Félix. 

Município receberá dia 13 de julho o prêmio “Município Destaque na Tarifa Social 2020”. Informação foi divulgada por Lauro Nascimento, coordenador das ações na comunidade, representante da Equatorial Energia. O programa dá descontos para pessoas de baixa renda e com baixo consumo de energia elétrica, é ofertado também nos Cras e foi abordado na capacitação. 

Todos os participantes receberam certificados. 

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