Casa do idoso

VACINAÇÃO

Campanha Vacina para Todos chega a Casa do Idoso Feliz

Iniciativa realizada nesta terça-feira (25) também levou palestra aos participantes

Publicado em: 25/04/2023 por Aleilton Santos

Secretaria de Saúde

Campanha Vacina para Todos chega a Casa do Idoso Feliz

Atividade que contou a participação de universitários, promoveu saúde. (Foto: Aleilton Santos)

A Prefeitura de Imperatriz, por meio da parceria entre as Secretaria de Saúde (Semus) da e Secretaria de Desenvolvimento Social (Sedes), realizou nesta terça-feira (25), mais uma edição da Campanha Vacina para Todos, que levou para a Casa do Idoso Feliz, vacinação contra a influenza. A iniciativa também contou com a participação da faculdade Anhanguera, que realizou palestras educativas, como a de saúde bucal para os idosos que estavam presentes.

A Casa do Idoso Feliz, mantida pela Prefeitura, através da Secretaria de Desenvolvimento Social, disponibiliza atividades como hidroginástica, alongamento, ginástica de salão, devocionais, teatro, dança, aulas de inglês, de canto e coral, alfabetização, atendimento nutricional, terapia ocupacional, academia de saúde, atendimento médico e de enfermagem, com encaminhamentos de exames e acompanhamento de hipertensão arterial.

Segundo o secretário de Saúde, Alcemir Costa, devido às condições mais frágeis da saúde dos idosos, é muito importante que esse tipo de ação seja realizada. “Sempre peço que as equipes de saúde tenham um olhar mais atento para os nossos idosos, que por muitas doenças crônicas, genéticas ou por situações da vida precisam de um cuidado maior. A prefeitura mantém na Atenção Básica o programa Saúde do Idoso, com equipe multiprofissional de médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem e nutricionista para levar mais qualidade de vida para todos”, explicou o secretário.

Além dos serviços de saúde do programa, é mantido na Casa do Idoso ações de lazer, interação social, bem-estar e cuidados para terceira idade. Atividade que proporcionam para os idosos uma velhice mais integrada, saudável e com mais atividade.

A coordenadora do programa Saúde do Idoso, Gardênia Noleto, destaca que a realização dessas ações pretende levar mais prevenção para esse grupo. “Essa ação é de extrema importância porque nós estamos prevenindo uma doença, que é uma doença grave, doença respiratória que acomete todos os grupos e em especial os idosos por serem um grupo mais vulnerável, por isso que temos reforçado as ações para levar mais saúde e prevenção na longevidade”, contou.

O secretário de Desenvolvimento Social, Dorielton Xavier, ressalta a parceria com a Secretaria de Saúde para promover mais cuidados com os idosos do município. “Cuidar dos nossos idosos é uma das coisas que fazemos aqui na Sedes com o maior carinho. Agradeço as equipes de Saúde por estarem aqui, contribuindo com a vacinação deles. Temos muitas atividades voltadas para a promoção da saúde dos idosos que utilizam nosso dispositivo, desde a programação cultural, como algo específico, que é a vacina”, finalizou.

Casa do idoso