Casa do idoso

SAÚDE

Casa do idoso Feliz promove oficina sobre uso racional de medicamentos

Objetivo é alertar sobre cuidados e uso impróprio de medicamentos na terceira idade

Publicado em: 25/01/2019 por Francisco Lima

Secretaria de Desenvolvimento Social

Casa do idoso Feliz promove oficina sobre uso racional de medicamentos

Ação foi realizada em parceria com a Central de Assistência Farmacêutica, CAF, (Foto: Assessoria)

A Casa do Idoso Feliz, mantida pela Prefeitura de Imperatriz, através da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, Sedes, promoveu na quinta-feira, 24, oficina sobre uso racional de medicamentos de controle especial. Ação foi realizada em parceria com a Central de Assistência Farmacêutica, CAF, na sede do órgão. Evento faz parte do projeto “É preciso saber Viver”, que tem como foco a manutenção da sanidade mental na terceira idade.

Na oportunidade, participantes puderam sanar dúvidas durante uma roda de conversa com os farmacêuticos do CAF Bruna Matos e Ely Carvalho sobre riscos da automedicação, necessidade e controle de doenças psíquicas, diabetes, hipertensão, entre outras enfermidades.

Alessandra Nobre, coordenadora da Casa do Idoso, destaca a importância da palestra. “Muitos não possuem conhecimento e tomam remédios aleatoriamente, sem a devida prescrição médica. Nosso intuito, no entanto, é orientá-los sobre horários corretos e perigos da automedicação, principalmente em grupos de riscos”, salientou.

De acordo com palestrante e farmacêutica, Bruna Matos, a oficina faz parte da programação alusiva à campanha “Janeiro Branco”, que objetiva alertar a sociedade em favor da saúde mental.

“O momento é para que o paciente tire suas dúvidas sobre como ministrar determinados medicamentos e sua utilidade, em especial os de receita azul e amarela, comumente utilizado pela população da terceira idade”, explica.

Para a aposentada Maria Batista Santos, 74, o ideal é envelhecer com saúde e bem-estar. “Quando chegamos à terceira idade voltamos a ser criança novamente. Portanto, nada melhor do que se cuidar, e com conhecimento melhor ainda”, diz .

O projeto “É preciso saber viver” da Casa do idoso Feliz, tem por objetivo manter a qualidade de vida da terceira idade, com palestras, oficinas, dinâmicas e roda de conversa realizada sempre na última quarta-feira do mês.

Casa do idoso