Educação

Dia de Ler Todo Dia

Semed promove mobilização pela Leitura

Esta é a quinta edição da campanha internacional em Imperatriz

Publicado em: 13/09/2019 por Sara Ribeiro

Secretaria de Educação

Semed promove mobilização pela Leitura

Evento contou com apresentações culturais de escolas e da artista regional Lilian Diniz (Foto: Patrícia Araújo)

Contação de história, apresentações artísticas, música, dança e coral em libras marcaram o lançamento oficial da 5ª edição do projeto “Dia de Ler Todo Dia”, nesta sexta-feira, 13. Evento realizado no auditório da Universidade Aberta do Brasil, UAB, foi promovido pela Secretaria Municipal de Educação, Semed, e integra Campanha Internacional pelo incentivo à leitura. 

O evento contou com a representação do 50° BIS, autoridades, gestores, vice-gestores, coordenadores pedagógicos, Associação de gestores, Instituições de Ensino Superior e outras entidades. 

Com a contação da história do seu livro autoral, “Mundo de Mundim”, Lilian Diniz, poetiza, escritora e artista regional iniciou as apresentações artísticas. Outra manifestação que encantou o público foi das crianças da Escola Municipal de Educação Bilíngue para Surdos, com teatro de fantoches. “São alunas com perda auditiva profunda, bilateral, que entendem as palavras por meio da expressão facial. É uma alegria estar aqui, mostrando que a leitura ultrapassa barreiras”, observou a gestora Maria Ivanilde Santos.

Além disso, outras unidades de ensino, também evidenciaram seus projetos de leitura, como as alunas da Educação de Jovens e Adultos, EJA, da Escola Municipal Núcleo Santa Cruz, que apresentam em Libras a música “Asa Branca” de Luís Gonzaga. Estudantes da Escola Presidente Costa e Silva apresentam a Parábola do Semeador. 

Representando o secretário de Educação, Josenildo Ferreira, o secretário adjunto de Ensino, Domingos Bandeira, declarou aberta a semana de mobilização.  "Esperamos que essa semana seja bem produtiva, intensa, com muitas atividades que semeiem o prazer pela leitura, pois é fundamental para o desenvolvimento intelectual do ser humano", destacou. 

O tema "Vamos ler?" norteou os trabalhos de coordenação do projeto, pelo Setor de Assessoria Pedagógica da Semed. "A proposta é fazer da leitura parte do cotidiano, daquela leitura que a criança lê para viajar. Estamos no quinto ano e cada dia mais conseguimos mobilizar a comunidade de Imperatriz, para a problemática do país, a falta de leitura. No Brasil, por pessoa, lê-se um livro por ano. Nas escolas se lê porque é obrigado e vale nota. Nossa intenção é transformar essa realidade", destaca a responsável pelo projeto, Cleres Carvalho. 

Antônio Nilson Ferreira, gestor da Escola Municipal Manoel Ribeiro, afirma que esta semana irão intensificar as ações. “Vamos realizar o chá literário, com  apresentação para a comunidade, pois sabemos que a leitura liberta. Quando nos aprofundamos em leitura e  em conhecimento, temos liberdade daquilo que nos aprisiona. Então a leitura é fundamental”, ressalta. 

Enfatizando a leitura como ferramenta ideal para a  formação de opinião e do pensamento crítico, pais e responsáveis são parte fundamental na inserção dos filhos neste universo. Incentivado pela mãe, Fernando Gabriel da Silva Pereira, 10, anos, afirma que gosta de ler. “Porque quando a pessoa lê fica mais inteligente e pode imaginar várias coisas”, revela. 

O projeto “Dia de Ler Todo Dia” segue com atividades nas 149 escolas, com preparativos para o grande dia “D” de mobilização pela leitura, 20 de setembro, na Praça da Cultura. 

 

Educação