Esporte

COMPETIÇÃO

Amarante e João Lisboa são os finalistas do Copão Maranhão do Sul 2023

Nos jogos de volta da semifinal Amarante venceu o Estreito por 1 x 0, placar agregado 1 x 1 e nos pênaltis, Amarante 6 x 5, no outro jogo João Lisboa venceu Feira Nova por 4 x 0, na ida empate por 0 x 0

Publicado em: 09/10/2023 por Dema de Oliveira

Secretaria de Esporte, Lazer e Juventude

Amarante e João Lisboa são os finalistas do Copão Maranhão do Sul 2023

A finalíssima da XI edição do Copão Maranhão do Sul, não é inédita, tendo em vista que João Lisboa, já tem um título, conquistado em 2007. Já a Seleção de Amarante, é a primeira vez que chega à final. (Foto: Dema de Oliveira)

As seleções de Amarante e João Lisboa, são as finalistas do Copão Maranhão do Sul 2023, com os resultados dos jogos de volta da semifinal do torneio. 

Nos jogos de volta da semifinal, Amarante venceu Estreito por 1 x 0, mesmo placar da vitória estreitense na partida de ida e por isso o placar agregado, ficou em 1 x 1, o que determinou, como manda o regulamento, que a decisão fosse em cobrança de penalidades máximas. Amarante venceu por 6 x 5 e ficou com a vaga inédita para a final. Na outra semifinal, entre João Lisboa e Feira Nova, vitória joãolisboense por 4 x 0 e como a partida de ida terminou empatada, João Lisboa garantiu a vaga para a grande final.

De conformidade com o regulamento e a fórmula de disputa do torneio, a finalíssima, como ocorreu com todas as fases, incluindo a de grupos, serão em jogos de ida e volta. Amarante, por ter melhor campanha, fará a partida de ida no Tomesão, o que vai acontecer neste sábado (14) e a volta no Frei Evaldo, no sábado seguinte, dia 21. Ao contrário das outras fases do ‘mata-mata’, na final não haverá sorteio para definir a ordem do jogo, o de melhor campanha, fará a volta em casa.

A finalíssima da XI edição do Copão Maranhão do Sul, não é inédita, tendo em vista que João Lisboa, já tem um título, conquistado em 2007. Já a Seleção de Amarante, é a primeira vez que chega à final.

Números

O Copão Maranhão do Sul, de acordo com os números apontados, tem o seguinte demonstrativo após a realização das fases anteriores:

Total de Seleções – 20

Total de jogos – 108

Total de gols – 334

Média gols por partida – 3

Melhor ataque Seleção de Amarante – 30 gols, ultrapassando Imperatriz que tem 29 gols, mas já foi eliminada

Melhor defesa Seleção de Amarante – 8 gols

Artilheiro – Jefinha Imperatriz 11 gols

A Seleção de Amarante, com 30 pontos, manteve a liderança geral do Copão.

Confira pela ordem as quatro primeiras melhores colocadas:

1 – Amarante 30 pontos

2 – João Lisboa 25 pontos

3 – Estreito 24 pontos

4 – Feira Nova 19 pontos

O secretário Luiz Gonzaga Pereira Sousa, que se fez presente em vários jogos do Copão, disse estar satisfeito com a realização do torneio e lamentou o ocorrido em Feira Nova. “Estou muito satisfeito porque chegamos à final de mais uma competição da grandeza do Copão Maranhão do Sul 2023, com sucesso. Chegaram à final as duas melhores, mas todas as 20 Seleções que disputaram o torneio tiveram os seus méritos. Lamentamos o que ocorreu em Feira Nova, com o falecimento da senhora Elismar, mãe de um jogador e cunhada do treinador da Seleção feiranovense. Aos familiares e amigos, externo minha solidariedade e o mais profundo sentimento de consolo e paz. Deus sabe o que faz”, enfatizou Luizinho.

Esporte