Esporte

ESPECIAL 2023

Calendário esportivo da Sedel teve 22 competições em 2023

Foram realizados 13 eventos no primeiro semestre e nove no segundo

Publicado em: 02/01/2024 por Dema de Oliveira

Secretaria de Esporte, Lazer e Juventude

Calendário esportivo da Sedel teve 22 competições em 2023

Realizada primeira Copa Interbairros de Fut 7 Feminino, que foi uma solicitação da primeira dama e deputada estadual, Janaína Ramos (Foto: Maira Soares)

A Prefeitura de Imperatriz, por meio da Secretaria de Esporte, Lazer e Juventude (Sedel), teve em seu calendário esportivo 22 competições em 2023. 

Com intuito de fortalecer o esporte e retirar da ociosidade os jovens e adolescentes, e agora também com atividades para quarentões e cinquentões, o calendário foi elaborado para beneficiar toda comunidade de Imperatriz, incluindo os povoados da zona rural.

O calendário esportivo apresentou campeonatos, copas, torneios, e competições, que foram realizadas no município, durante todo o ano. Com uma programação extensa, eventos incluíram novas oficinas, jogos e atividades em geral. Ao todo, foram 22 eventos, sendo 13 realizados no primeiro semestre e 9 no segundo.

Algumas competições do calendário de 2023, foram inéditas, como: 1º Campeonato de Fut 7 sub 40; Campeonato de Fut 7 Sub-50; Corrida e Caminhada da Mulher; Copa Interbairros de Fut 7 Feminino, que foi uma solicitação da primeira dama e deputada estadual, Janaína Ramo; Open de Patins e Skate, e Open de Natação.

O secretário Luiz Gonzaga Pereira de Souza, destacou justamente as novas competições, como os quarentão e cinquentão, que passaram a partir de 2023, a fazerem parte do calendário esportivo da Prefeitura, por meio da Secretaria de Esportes, Lazer e Juventude. “O calendário esportivo de nossa cidade em 2023, foi recheado de novidades em relação ao ano de 2022. Iniciamos já em fevereiro com o primeiro campeonato de Fut 7 nas modalidades quarentão e cinquentão, oportunizando os veteranos dessas categorias, com dois grandes campeonatos na Arena Barjonas Lobão”.

Escola São Tomé do povoado imperatrizense Olho D'água

“O Campeonato de Futebol de Fut 7 Feminino, foi uma grande novidade, e, que foi disputado paralelo ao masculino. Tudo que foi possível foi feito e para isso contamos com o apoio do nosso prefeito Assis Ramos, que vem fazendo também um grande trabalho em prol do esporte de Imperatriz”, pontuou Luizinho.

Os Jogos Escolares Maranhenses (JEMs), disputados em 2023, o segundo ano após a pandemia do covid-19, foram coroados de pleno êxito. Mais de 100 escolas, das redes municipais, estaduais e particulares, participaram desse grande evento, que são os maiores Jogos Escolares do interior do Maranhão. Com apoio da Prefeitura, por meio da Sedel, Imperatriz sediou a Regional da Região Tocantina dos Jogos Escolares Maranhenses (JEMs 2023), com a participação de 14 municípios.  

Esse ano foi conhecido o primeiro bicampeão da Copa Imperatriz de Futebol de Bairros, com o título dessa competição em sua 5ª Edição, conquistado pela equipe da Boca da Mata. A decisão foi Boca da Mata x Vila Cafeteira. A Copa Imperatriz de Futebol de Bairros de 2023, foi disputada por 34 equipes, sendo 28 de bairros da cidade e 6 de povoados da zona rural.

No que se refere a 1ª Edição da Imperatriz de Fut 7 de Bairros Feminino, a equipe campeã foi o Bom Jesus, em disputa contra a Beira Rio. Aconteceu também a Copa do Servidor 2023 de Fut 7, cujo campeão foi a equipe do Socorrão em decisão contra o Matadouro/SAAP.

A Corrida 16 de Julho, uma tradição que marca todos os anos o aniversário de Imperatriz, foi realizada com o sucesso de sempre. Em 2023, comemorando os 171 anos de Imperatriz, mais de mil atletas participaram do evento. No masculino, ala de elite, o vencedor foi Ismael Martins dos Reis, da cidade de João Lisboa. No feminino, ala de elite, a vencedora foi Antonia Alves dos Santos, da cidade de Itinga.

Esse ano foi conhecido o primeiro bicampeão da Copa Imperatriz de Futebol de Bairros, com o título dessa competição em sua 5ª Edição, conquistado pela equipe da Boca da Mata.

Confira as competições:

01 - 1º Campeonato Fut 7 40 (Fevereiro/Março);

02 - 2ª Copa Interbairros Futsal Masculino de base 13 a 15 anos (Fevereiro/Março);

03 - Corrida e Caminhada da Mulher (08 de Março);

04 - Formação de Árbitros locais nas modalidades: atletismo, basquete, badminton, jiu-jitsu, judô, voleibol (Fevereiro/Março);

05 - 2º Torneio de Futvôlei – Misto (Abril/Maio);

06 - 3º Campeonato de Jiu-Jitsu Cidade de Imperatriz (Abril/Maio);

07 - 3ª Copa Interbairros Adulto Masculino e Feminino (Abril/Maio);

08 - 1º Campeonato de Fu 7 50 (Maio);

09 - Open de Badminton Masculino e Feminino (Maio);

10 - Open de Tênis (Junho);

11 - Jogos Escolares de Imperatriz 2023 – JEIS e Parajeis – (Maio e Junho)

12 - Jogos na Areia/Travessia do Rio Tocantins – (Junho/Julho);

13 - Corrida 16 de Julho (Julho);

14 - 2ª Copa Interbairros Futebol Masculino e Feminino Julho a Setembro;

15 - Jogos Escolares Maranhenses 2023 - Infantil (Julho e Agosto);

16 - Jogos Universitários de Imperatriz (Agosto);

17 - Jogos Escolares Maranhenses Infanto (Julho e Agosto)

19 - Open de Patins e Skate (Setembro);

20 - Open de Handebol Masculino (Setembro e Outubro);

21 - III Copa do Servidor (Outubro);

22 - Open de Natação (Outubro e Novembro).

O secretário Luiz Gonzaga Pereira de Souza, fez um balanço geral do que foi feito pela Sedel em 2023. “Foi um ano altamente proveitoso, onde realizamos vários eventos que foram programados no início do ano, como Jogos Escolares, que foi um sucesso, no segundo ano de realização após a pandemia, trouxemos a Seletiva dos Jogos Escolares Maranhenses, Liga Esportiva Nescau, segurança e qualidade, marcaram a Copa Imperatriz de Futebol de Bairros, novidade foi o Interbairros Feminino de Fut 7, mantivemos o projeto ‘Você em Ação’, que a cada ano que passa, recebe adesão de mais pessoas. Para a gente é motivo de orgulho e por isso temos de agradecer o nosso prefeito Assis Ramos, que é um desportista e tem dado total apoio ao esporte amador de Imperatriz. Estou muito feliz por ter conseguido realizar esses eventos e aproveito a oportunidade para desejar a todos os desportistas da cidade, um feliz 2024”.

Esporte