Esporte

INCLUSÃO SOCIAL

Projeto Jiu-Jitsu nas Escolas está em plena atividade em 2024

Atividades são realizadas no Complexo Esportivo Barjonas Lobão; Complexo Esportivo Recanto Universitário; e no Ginásio Rafael Silva do Nascimento, no Conjunto Vitória

Publicado em: 02/02/2024 por Dema de Oliveira

Secretaria de Esporte, Lazer e Juventude

Projeto Jiu-Jitsu nas Escolas está em plena atividade em 2024

São aulas diárias nos três núcleos, às terças e quintas, beneficiando mais de 200 alunos. (Foto: Assessoria)

O projeto Jiu-Jitsu nas Escolas, idealizado pelo prefeito Assis Ramos, foi lançado em setembro de 2017, para promover a prática esportiva, com alunos da rede municipal de ensino, a fim de contribuir para o desenvolvimento de crianças e adolescentes quanto às habilidades motoras. 

São oito anos de plenas atividades, que continuam sendo realizadas nos três núcleos: o Complexo Esportivo Barjonas Lobão, localizado no bairro Nova Imperatriz. Complexo Esportivo Recanto Universitário, localizado na Vila Fiquene e Ginásio Rafael da Silva Nascimento, no Conjunto Vitória.

São três núcleos, localizados em áreas estratégicas, para favorecer aos alunos das escolas da área. São aulas diárias nos três núcleos, às terças e quintas e, somando, atualmente os núcleos reúnem mais de 200 alunos em plena e total atividade. Quem estuda pela manhã, participa do projeto na parte da tarde e quem estuda a tarde, participa pela manhã.

O projeto busca por um maior autoconhecimento, maior nível de consciência e pela possibilidade de construção de novos hábitos e estilo de vida mais saudável dos alunos.

O secretário de Esportes, Luiz Gonzaga Pereira de Souza, destacou a necessidade de que seja inserido na criança e no adolescente, a prática esportiva. “As ações desenvolvidas pela escola devem buscar inserir a criança e o adolescente na prática esportiva como ferramenta de inclusão social e de transformação, para que, assim, o processo de formação cidadã se torne uma consequência real com impactos reais e positivos perante a sociedade”.

O projeto Jiu-Jitsu nas Escolas, plantou e tem colhido bons frutos fazendo campeões em competições pelo mundo. Luan Patrick, de 19 anos, que continua fazendo história por onde passa, é a prova real de que esse projeto deu certo e vai continuar formando cidadãos em primeiro lugar e depois o atleta.

Segundo o coordenador do projeto, professor Denis Venceslau, como Luan Patrick, existem outros no projeto. “Existem, com certeza, outros Luan Patrick no nosso projeto, que ainda serão vistos e que irão adquirir o mesmo patamar que está hoje o Luan. Há de se destacar o trabalho feito pelo professor Romilson Pereira, que vem levando Luan aos pódios do mundo”, pontuou Dênis Venceslau.

Em seu calendário esportivo para 2024, anunciado no início dessa semana, por meio da Secretaria Esporte Lazer e Juventude (Sedel), a Prefeitura de Imperatriz, a quinta competição da temporada, será o Campeonato de Jiu-Jitsu Cidade de Imperatriz, que está marcado para ser realizada nos meses de abril e maio. Os alunos do Projeto Jiu-Jitsu nas Escolas, também participarão esse ano, como é feito desde que o projeto iniciou suas atividades, dos Jogos Escolares Imperatrizenses e Maranhenses.

Esporte