Esporte

SAÚDE

Projeto "Você em Ação: Por Melhor Qualidade de Vida" começa 2024 com força total

Iniciado em julho de 2020, o Projeto "Você em Ação" tem sido um agente transformador na qualidade de vida de inúmeras pessoas

Publicado em: 11/01/2024 por Dema de Oliveira

Secretaria de Esporte, Lazer e Juventude

Projeto "Você em Ação: Por Melhor Qualidade de Vida" começa 2024 com força total

Alunos em dia de treino no Complexo Esportivo Barjonas Lobão. (Foto: Maira Soares)

Com o intuito de promover melhoria na vida das pessoas, a Prefeitura de Imperatriz, sob a coordenação da Secretaria de Esporte, Lazer e Juventude (Sedel), lançou o projeto "Você em Ação: Por Melhor Qualidade de Vida". As atividades estão em pleno vigor, marcando o início de 2024 com entusiasmo. A iniciativa foi concebida pelo professor Alex Moura e recebeu aprovação do prefeito Assis Ramos, para promover uma vida mais saudável por meio de exercícios físicos estruturados e planejados.

“Estou muito feliz por fazer parte deste projeto, que mudou minha vida desde que comecei a prática de exercícios físicos. Hoje me sinto bem e feliz, pois consegui perder 10 kg de massa gorda e ganhei mais qualidade de vida”, testemunhou Daldimar, aluna do projeto.

“São centenas de pessoas que podem testemunhar o quanto suas vidas foram alteradas através desse projeto. Por isso, nos alegramos muito por tudo que temos vivido até aqui, e desejamos continuar proporcionando a todos, tão grande benefício à saúde física e emocional de todos os participantes”, pontuou o professor Alex Moura.

O secretário de Esportes, Luiz Gonzaga Pereira Sousa, disse que a Sedel abraçou esse projeto, com a certeza de que daria certo. “Esta é mais uma ação que visa o bem-estar das pessoas. O prefeito Assis Ramos nos deu condições para que fosse implantado este projeto que é mais uma prova das políticas públicas da atual gestão, voltadas para o esporte e lazer”, destacou.

Benefícios

Em um ano atípico e desafiador, devido à pandemia de COVID-19, o projeto nasceu com o propósito de aprimorar a qualidade de vida por meio da prática orientada e estruturada de exercícios físicos. O professor Alex Moura, coordenador do projeto, também reforça que os resultados positivos alcançados ao longo dos quatro anos de existência, como a perda de massa gorda e melhorias significativas na qualidade de vida, autoestima e espiritualidade dos participantes.

​Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), qualidade de vida é a percepção do indivíduo de sua inserção na vida, no contexto da cultura e sistemas de valores nos quais ele vive e em relação aos seus objetivos, expectativas, padrões e preocupações. Vale destacar que a prática regular de atividades físicas proporciona benefícios tanto físicos quanto psicológicos, incluindo controle de peso, glicose e colesterol, melhora da mobilidade articular, aumento da densidade óssea, resistência física aprimorada, auxílio no controle da depressão, qualidade do sono aprimorada, manutenção da autonomia, prevenção do isolamento social, redução do estresse, aumento do bem-estar, e melhorias na autoimagem e autoestima.

Cronograma

O cronograma de treinos inclui sessões matinais às segundas, quartas e sextas, das 6h às 7h, e também no período da tarde, de segunda a sexta-feira, com duas opções de horário: das 17h15 às 18h10 e das 18h15 às 19h. As atividades ocorrem no Complexo Esportivo Barjonas Lobão, Avenida Bernardo Sayão, bairro Nova Imperatriz.

Esporte