Esporte

VALORIZAÇÃO

Sedel participa de mesa redonda com a Comissão de Esportes da Câmara dos Deputados em Brasília

Tema foi a valorização do futebol amador brasileiro e das ligas municipais

Publicado em: 14/12/2023 por Dema de Oliveira

Secretaria de Esporte, Lazer e Juventude

Sedel participa de mesa redonda com a Comissão de Esportes da Câmara dos Deputados em Brasília

O secretário Luiz Gonzaga Pereira de Souza, junto com outros representantes de secretarias de esportes e ligas esportivas de todo o Brasil durante o evento (Foto: Maira Soares)

A Secretaria de Esporte, Lazer e Juventude (Sedel) de Imperatriz, participou na quarta-feira (13), de uma mesa redonda, com a comissão de esportes da Câmara dos Deputados em Brasília. Reunião aconteceu no anexo II do Plenário 04, da Câmara dos Deputados. Evento aconteceu de 15 às 17h e o tema foi a valorização do futebol amador brasileiro e das ligas municipais. A mesa redonda, foi presidida pelo deputado federal Airton Faleiro (PA), autor do requerimento, da comissão de esportes da Câmara Federal.

O secretário Luiz Gonzaga Pereira de Souza, citado nominalmente pelo presidente da mesa redonda, deputado Airton Faleiro, foi quem representou a Prefeitura de Imperatriz, por meio da Sedel, junto com outros representantes de secretarias de esportes e ligas esportivas de todo o Brasil.

Luizinho, participou da mesa redonda que foi formada para debater politicas públicas que visem à valorização do futebol amador brasileiro nas cidades, por meio das secretarias de esporte, ligas municipais e clubes amadores filiados a elas. “O futebol amador tem sido um importante vetor no combate aos índices de violência, contribuído de forma eficaz com a inclusão social e na qualidade de vida das pessoas”, disse Airton Faleiro, na abertura do evento.

O secretário Luiz Gonzaga Pereira de Souza, participou da mesa redonda representando a Prefeitura de Imperatriz, por meio da Secretaria de Esporte, Lazer e Juventude.

Ele destacou que as secretarias, ligas municipais são responsáveis por promover campeonatos amadores com crianças, adolescentes e adultos; capacitação de treinadores e árbitros (amadores); e projetos sociais com crianças. E que também movimentam a economia local e possibilitam o descobrimento de novos talentos.

“Apesar da relevância social que esse segmento possui, existem entraves que limitam a sua atuação e expansão de forma mais efetiva nas comunidades. Na atual estruturação, não há possibilidade de uma atuação ou intervenção pública de forma mais direta para o fomento do futebol amador”, afirma Airton Faleiro.

O secretário Luiz Gonzaga Pereira de Souza, destacou que a mesa redonda foi muito proveitosa, haja vista que o esporte amador é de responsabilidade dos municípios, mas não têm um recurso que venha atender as atenções básicas do esporte amador em geral.

“Essa mesa redonda realizada em Brasília, foi justamente para isso, buscar amparo nas leis esportivas, com a lei estadual do incentivo ao esporte, como também as leis federais. Sendo assim, fomos em busca de soluções para oportunizar o esporte amador de uma forma mais precisa. Sabemos que a porta de entrada dos dirigentes do esporte amador é através das secretarias de esportes de cada município. Visando isso é que participamos desse mesa redonda e já está agendado uma audiência com o Ministro dos Esportes, o maranhense André Fufuca, para que a gente possa lograr êxito em nossa caminhada”, relata Luizinho.

Esporte