Infraestrutura

AVANÇOS

Prefeitura alinha obras e parcerias com Governo do Estado

Foram discutidas obras importantes para a população imperatrizense, além de reforçar e alinhar os trabalhos com o executivo estadual

Publicado em: 25/07/2023 por Carlos Alcântara

Assessoria de Comunicação

Prefeitura alinha obras e parcerias com Governo do Estado

A reunião aconteceu nas instalações da Agemsul e contou com a presença do secretário-chefe da Casa Civil, Sebastião Madeira, representando o governador Carlos Brandão (Foto: Edmara Silva)

As secretarias de Meio Ambiente, Infraestrutura e Comunicação, representando a Prefeitura, se reuniram com Executivo Estadual, para alinhar o início de obras importantes para cidade. O encontro, realizado nesta terça-feira (25), também alinhou a parceria envolvendo as duas esferas governamentais.

As tratativas da proposta do Parque Ambiental de Imperatriz, foram apresentadas pela equipe técnica da Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semmarh). A titular da pasta, Rosa Arruda, apresentou a disposição das áreas institucionais municipais dispostas a receber a ação do Governo do Estado com o equipamento que integrará a rota turística e ambiental da Região Tocantina.

“Estamos alinhando os principais detalhes técnicos com o secretário Madeira. Vamos começar as tratativas com as equipes da Secretaria de Estado do Meio Ambiente para já começar a implantação desse equipamento importante para a nossa população. Saímos dessa reunião com resultados bem positivos e com a parceria reforçada com o Governo do Estado”, afirma Rosa Arruda.

A reunião aconteceu nas instalações da Agência Executiva Metropolitana do Sudoeste Maranhense (Agemsul), e a comitiva municipal foi recebida pelo presidente da Agência, Vagtônio Brandão e contou com a presença do secretário-chefe da Casa Civil, Sebastião Madeira, ambos representando o governador Carlos Brandão.

Madeira comenta que “a reunião é um pedido do governador para articular os próximos projetos que o Governo Estadual quer promover em Imperatriz, alinhar as demandas com a Prefeitura para buscar recursos em Brasília. Viemos tratar sobre o Parque Ambiental, conhecer o Plano Municipal de Saneamento Básico e ajustar os próximos pontos para a recuperação de ruas.”

Fábio Hernandez, secretário de Infraestrutura e Serviços Públicos (Sinfra), compôs a comitiva da Prefeitura, integrando-se a equipe técnica para as obras propostas e reforçando a parceria com o Governo do Estado. Oportunidade também alinhou ações de recapeamento e recuperação de ruas, unificando o objetivo de entregar uma malha viária melhor para a cidade.

“Alinhamos com o Governo do Estado, os próximos trabalhos de infraestrutura viária, capilarizando as equipes por toda a cidade, trabalhando de forma eficiente.  Foi uma conversa bastante proveitosa, onde a nossa cidade apresentou os projetos, o estado também apresentou os seus projetos. Tratamos de assuntos como saneamento básico, o parque ambiental e o PAC”, afirma Fábio.

Malha viária

A Prefeitura de Imperatriz vem investindo intensamente na recuperação de ruas e avenidas, com várias frentes de serviço em toda a cidade. Mais de 15 km dos principais corredores de trânsito, já foram recapeados pelas equipes da Sinfra. Tudo isso com economia, eficiência e qualidade que a Usina de Asfalto vem proporcionando para Imperatriz.

De acordo com o titular da pasta, o Governo do Estado também participará desta iniciativa, investindo mais de R$ 40 milhões na malha viária, somando mais de 50 km de asfalto vias importantes da cidade. Todo o cronograma começará a ser alinhado com as equipes da Sinfra estadual.

Novo PAC

Imperatriz também será contemplada com obras estruturantes em dois grandes bairros. O Novo Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), do Governo Federal, contemplou projetos propostos pelo Governo do Maranhão e pela Prefeitura de Imperatriz. Ambas as Secretarias de Infraestrutura propuseram obras de drenagem em regiões importantes.

Os projetos financiados contemplarão o Grande Cafeteira, por meio da Prefeitura e o Grande Santa Rita, pelo Governo do Estado. Os bairros receberão obras de drenagem profunda, saneamento básico, pavimentação de ruas e urbanização.

Infraestrutura