FISCALIZAÇÃO
Prefeitura instala câmeras contra descarte irregular de lixo na entrada do bairro Morada do Sol
Ação busca identificar infratores e preservar a limpeza no local
Publicado em: 23/12/2025 por ANA MARIA NASCIMENTO

Câmeras de monitoramento Full HD passam a fiscalizar áreas com registros frequentes de descarte irregular de lixo em Imperatriz. (Foto: João Rodrigues)
O descarte irregular de lixo em vias públicas segue sendo registrado em diferentes pontos de Imperatriz. Um dos locais com ocorrências frequentes fica às margens da BR, na entrada do bairro Morada do Sol, onde são encontrados resíduos como lixo doméstico, materiais orgânicos, móveis, embalagens, peças de veículos e restos de obras.
De acordo com o prefeito Rildo Amaral, apesar das ações de limpeza realizadas no local, já haviam sido feitos registros que flagraram o descarte irregular na área. “Infelizmente, a população não se conscientiza. Eu já mostrei a imagem de um carro jogando coco, e falei da necessidade da educação ambiental”.
Como medida de fiscalização, câmeras de monitoramento Full HD foram instaladas na área para fins de fiscalização. “Várias vezes nós notificamos as pessoas que jogavam e jogam lixo de maneira inapropriada. Então, estamos monitorando a cidade”, fala o prefeito.
Além da fiscalização eletrônica, o Município também apoia ações educativas para reduzir esse tipo de prática, principalmente em relação ao descarte de entulho de obras. A orientação é que os resíduos sejam destinados a locais adequados, evitando prejuízos ambientais e urbanos.
O secretário municipal do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (SEMMARH), Eloy Ribeiro, afirma que o descarte irregular de lixo é crime ambiental e destaca a importância da colaboração da população. “A gente pede à população de Imperatriz que colabore com o meio ambiente e não faça descarte irregular de lixo na nossa cidade. O descarte irregular é crime, e o município conta com coleta regular por meio da Superintendência de Limpeza Pública. Contribuir com a limpeza urbana é um dever de cidadania”.

Eloy Ribeiro também ressalta que situações irregulares podem ser denunciadas à SEMMARH. “Eventuais descartes irregulares de resíduos sólidos urbanos, podem estar sendo denunciados. Se assim o cidadão preferir, sendo, inclusive, resguardado o anonimato do denunciante”.
A população pode registrar denúncias, sugestões e solicitações ambientais junto à Secretaria Municipal do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (SEMMARH). O atendimento acontece de forma presencial, de segunda a sexta-feira, das 8h às 14h, na Rua Rafael de Almeida Ribeiro, nº 600, bairro São Salvador. As demandas também podem ser encaminhadas para o número (99) 98117-6000 ou para o e-mail semmarh@imperatriz.ma.gov.br.



