Saúde

ATUALIZAÇÃO

Agentes de saúde participam de treinamento sobre arboviroses

Curso aborda manejo clínico e sintomas da dengue, chikungunya e zika

Publicado em: 12/03/2024 por Luana Barros

Secretaria de Saúde

Agentes de saúde participam de treinamento sobre arboviroses

Evento é realizado pela Secretaria de Saúde, no auditório da UFMA (Foto: Edmara Silva)

Nesta terça-feira (12) e quarta-feira (13), os agentes comunitários de saúde (ACS) participam de treinamento de atualização sobre arboviroses: manejo clínico, sintomatologia e diferenças entre dengue, chikungunya e zika. Encontro é realizado no auditório da Universidade Federal do Maranhão (UFMA), Campus Centro. 

“Nós da Secretaria de Saúde estamos promovendo esta capacitação através das coordenações da Atenção Primária, Vigilância em Saúde e Núcleo de Educação Permanente (NEP), com objetivo de atualizar os nossos agentes comunitários de saúde sobre as diferenças entre dengue, chikungunya e zika. Assim, eles poderão desenvolver um atendimento cada vez melhor nas suas visitas domiciliares nos bairros”, explicou a secretária de Saúde, Doralina Marques. 

Railton Lima, coordenador da Atenção Primária, dá mais detalhes sobre o evento. “Os ACS foram divididos em grupos e a capacitação ocorre em dois dias para contemplar todos os profissionais da melhor forma. Nosso foco é sempre promover esse tipo de ação para melhorar a oferta dos nossos serviços e atendimentos, pois entendemos que o agente de saúde é o nosso elo mais próximo da comunidade”. 

Treinamento conta com a palestra da médica veterinária Giovanna Castro, que é a responsável técnica pelas leishmanioses e arboviroses, do setor de Vigilância em Saúde do município.

Informações sobre as arboviroses

Dengue é a arbovirose urbana de maior relevância nas Américas, e possui como agente etiológico o vírus dengue (DENV), que possui quatro sorotipos.

Já a chikungunya é causada pelo vírus chikungunya (CHIKV), um arbovírus artritogênico, que apresenta genoma de RNA de fita simples, amplamente distribuído no Brasil. O CHIKV é transmitido pela picada de mosquitos do gênero Aedes: A. aegypti e A. albopictus. 

O vírus Zika (ZIKV) é um arbovírus cujo genoma é formado por RNA de fita simples de sentido positivo, cujos modos de transmissão são mais amplos e, além do vetorial, incluem transfusão de sangue e transplante de órgãos, além da transmissão sexual. (Guia de Vigilância em Saúde - MS, 2023)

Saúde