Saúde

AÇÃO

Equipes de saúde de Imperatriz iniciam visitas a imóveis abandonados para conter a dengue

Ação é mais uma medida de emergência para o controle da doença no município. As visitas podem acontecer de forma agendada ou forçada, conforme Decreto n.º 020/2024 da Prefeitura de Imperatriz

Publicado em: 12/04/2024 por Maria Almeida

Secretaria de Saúde

Equipes de saúde de Imperatriz iniciam visitas a imóveis abandonados para conter a dengue

Visitas iniciaram na última quinta-feira (11) (Foto: Assessoria)

A Prefeitura de Imperatriz iniciou esta semana, as visitas aos imóveis abandonados da cidade, para identificar criadouros do mosquito Aedes aegypti. Ação está prevista no decreto n.º 020/2024 e faz parte das medidas de vigilância para monitorar a situação de perigo iminente à saúde pública, no âmbito do combate ao vetor transmissor da dengue, zikavírus e chikungunya.

As vistorias estão sendo realizadas pelas equipes das secretarias de Planejamento Urbano (Seplu) e Saúde (Semus), por meio do setor de Controle de Vetores. A programação está dividida por bairros e segue a lista de imóveis a serem investigados devido ao abandono, publicado no último dia 05 de abril, no Diário Oficial da Prefeitura - Lista de Imóveis.

Proprietários dos imóveis listados devem entrar em contato com a Seplu ou a Vigilância em Saúde, para agendar a vistoria. “Caso contrário, está autorizada pelo decreto (n.º 020/2024 da Prefeitura Municipal de Imperatriz em vigor desde o dia 22 de fevereiro deste ano), a entrada forçada dos Agentes Públicos em domicílios particulares para identificar criadouros do Aedes aegypti”, ressalta a coordenadora da Vigilância em Saúde do município, Giselly Vieira.

Com esta iniciativa, a Prefeitura de Imperatriz reitera a importância da prevenção como principal estratégia para controlar a Dengue e outras doenças transmitidas pelo Aedes Aegypt, além do seu compromisso em promover a saúde pública e combater ativamente a proliferação do mosquito transmissor das doenças.

Saúde