Saúde

INDICADORES

Imperatriz recebe 100% no Programa de Qualificações das Ações de Vigilância em Saúde

Por quatro anos seguidos, a gestão municipal alcança as metas estabelecidas em indicadores

Publicado em: 18/03/2022 por Viviane Reis

Secretaria de Saúde

Imperatriz recebe 100% no Programa de Qualificações das Ações de Vigilância em Saúde

A Vigilância em Saúde constitui um processo contínuo e sistemático de coleta, consolidação, análise e disseminação de dados relacionados à saúde (Foto: Maira Soares)

Este é o quarto ano consecutivo que Imperatriz alcança 100% no Programa de Qualificações das Ações de Vigilância em Saúde (PQA-VS). Dos 11 indicadores dos necessários para o índice máximo no programa, o Município alcançou todos esses. É com base nesse desempenho que é repassado recurso aos fundos municipais e estaduais.

Para o secretário de Saúde, Alcemir Costa, este “resultado é fruto do esforço de uma equipe comprometida e alinhada em garantir a permanência da qualidade das ações desenhadas como metas de trabalho. Realizamos os compromissos que nos são dados pelo prefeito Assis Ramos, de sempre fazer a melhor saúde para nossa população e isso se traduz no alcance desses indicadores”, explicou.

A Vigilância em Saúde constitui um processo contínuo e sistemático de coleta, consolidação, análise e disseminação de dados relacionados à saúde. Em Imperatriz, o órgão é composto por 14 programas que visam à proteção da saúde da população, a prevenção e controle de riscos bem como dos agravos de doenças.

“Nós, o Município, a nossa equipe em vigilância, mesmo em meio ao cenário desafiador da pandemia da Covid-19 conseguiu alcançar esses 100%, assim garantirmos o envio de recursos. Com estes, podemos adquirir equipamentos, insumos, capacitações ou outros relacionados às atividades de Vigilância em Saúde”, pontua Alcemir Costa.

O Programa de Qualificações das Ações de Vigilância em Saúde foi criado pela Portaria nº 1.378/GM/MS, de 2013. “Ele objetiva a garantia do acesso integral e de forma oportuna às ações e serviços de qualidade, que visam contribuir para a melhoria das condições de saúde da população, a redução das iniquidades e a promoção da qualidade de vida dos brasileiros, e ainda, constituem-se como objetivos gerais do Ministério da Saúde”, ressalta Giselly Vieira, coordenadora da Vigilância em Saúde.

Saúde