Saúde

PREVENÇÃO

Campanha Novembro Azul inicia atividades em Imperatriz

Várias ações estão programadas para este mês de novembro nas Unidades Básicas de Saúde.

Publicado em: 01/11/2019 por João Rodrigues

Secretaria de Saúde

Campanha Novembro Azul inicia atividades em Imperatriz

O secretário municipal de saúde, Alair Firmiano participou da blitz da campanha "Novembro Azul", no Centro. (Foto: IMADRONEBR)

Aberta oficialmente no Município de Imperatriz a campanha “Novembro Azul”, que alerta aos homens sobre a importância da prevenção ao câncer de próstata. A solenidade ocorreu na manhã dessa sexta-feira, 01 de outubro, nas dependências do 3º Batalhão da Policia Militar com a presença do comando da unidade, o secretário municipal de saúde, Alair Firmiano, a adjunta Mariana Jales e a coordenadora Programa de Saúde do Homem, PSH, Acileia Pereira.

Durante todo o mês, dezenas de ações serão realizadas em Unidades de Saúde com objetivo de incentivar os homens a cuidarem de sua saúde, em especial fazer o exame da próstata. “Fizemos a abertura da campanha Novembro Azul no quartel do 3º Batalhão e participamos de uma blitz em frente ao Departamento de Atenção Básica e a partir de agora teremos palestras, panfletagens, blitz e orientações para a população em relação ao câncer de próstata”, disse Alair Firmiano. 

O titular da Semus reconheceu que, se comparado com a mulher, o homem tem maior resistência em procurar orientação ou atendimento médico, principalmente em relação à próstata, mas ressaltou que essa realidade vem mudando no município de Imperatriz.

“Temos transformado isso, graças a essas campanhas que são nacionais e na nossa região se intensificam bastante. A Secretaria de Saúde faz o trabalho durante todo o ano nas UBS, Ônibus oncológico, Centro de Especialidades Médicas com a especialidade de urologia e na UBS dos Três Poderes, onde temos atendimento especial”, ressaltou.

A coordenadora do PSH, Acileia Pereira informou que desde o início da gestão, o prefeito Assis Ramos e o secretário Alair Firmiano, tem um olhar especial para a saúde do homem. “Na Unidade Básica de Saúde dos Três Poderes, que fica na Rua Sergipe, nº 31, toda terça e quinta-feira nós temos atendimento aos homens a partir das 14h e até atender o último, às vezes entra no horário da noite. São vinte homens por dia, um trabalho muito gratificante determinado pelo nossos prefeito Assis Ramos e pelo nosso secretário Alair”, observou Acileia Pereira.

Blitz da Novembro Azul

Após a abertura da campanha no quartel, a coordenação do PSH em parceria com a coordenação da Unidade Móvel Oncológica, realizou uma blitz na Avenida Getúlio Vargas, em frente ao Departamento de Atenção Básica do Município. Várias ações serão realizadas até o fim do mês como parte da campanha “Novembro Azul”.

 

 

 

Saúde