Notícias

VISTORIA

Técnicos do Governo Federal visitam obras do Aterro Sanitário

Representantes do Ministério do Meio Ambiente visitam operações da obra que vem atendendo a legislação federal

Publicado em: 11/04/2024 por Carlos Alcântara

Secretaria de Infraestrutura

Técnicos do Governo Federal visitam obras do Aterro Sanitário

Equipamento prepara a cidade para cumprir metas nacionais de Gestão de Resíduos Sólidos (Foto: Carlos Alcântara)

Desde segunda, as atividades da Secretaria de Infraestrutura e Serviços Públicos (Sinfra), vem se direcionando para recepcionar a comitiva de técnicos do Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima (MMA), para apresentar resultados do processo de instalação do Aterro Sanitário de Imperatriz, junto com a equipe da Caixa Econômica Federal. Os encontros pautaram os detalhes de finalização do equipamento, bem como as próximas atividades do Programa Municipal de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos (Pmgirs).

A obra é fruto de convênio instalado com o banco estatal com um investimento de R$ 10.713 milhões numa área com mais de 76 hectares e estrutura que contará com balança rodoviária, bloco administrativo, guarita, galpão de triagem inteiramente equipado, oficina de operação e ferramentas de última geração. Com a conclusão da obra, que está prevista para acontecer no segundo semestre deste ano, os trabalhos para a desativação do Lixão Municipal iniciam consequentemente.

O secretário de Infraestrutura, Demósthenes Lima, destaca que “a visita vem para retificar a transparência e a agilidade que a Prefeitura vem empenhando no equipamento que é pioneiro em todo o estado, lembrando que é o primeiro aterro público do Maranhão e, além disso, estamos utilizando tecnologia de ponta para assegurar qualidade para a obra, que já está atendendo requisitos técnicos estipulados pela Legislação Federal”.

A visita de técnicos do Ministério, encerrada na quarta-feira (10), discutiu detalhes técnicos de andamento da obra e da celebração do contrato. A comitiva vistoriou pessoalmente o Lixão Municipal e o Aterro, junto com as equipes da Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semmarh), que também vem acompanhando o andamento das atividades do equipamento e cumprindo as contrapartidas que a legislação e os órgãos executivos demandam.

O último dia também foi acompanhado pela secretária de Meio Ambiente, Rosa Arruda, que detalhou a aquisição das licenças ambientais, bem como a elaboração do Programa Municipal de Gestão de Resíduos Sólidos e as iniciativas promovidas pela Semmarh em relação ao assunto, além de apontar os resultados da obra que é acompanhada pela Sinfra e outras ações promovidas pelo Meio Ambiente.

“Apresentamos todos os detalhes técnicos do projeto, bem como as questões mais específicas da execução, também é importante destacar que as autoridades ambientais estaduais estão acompanhando o andamento e o cumprimento da legislação, o que foi apresentado para a comitiva e junto ao secretário Demósthenes, apresentamos prazos e o próximos passos para a conclusão da obra”, afirma Rosa.

Notícias