Trânsito e Transportes

CARNAVAL

Blitz educativa para prevenir acidentes de trânsito no Carnaval tem continuidade na Avenida Babaçulândia

As próximas ações serão na Avenida Dorgival Pinheiro, no dia 08, em frente a loja Economia e dia 09 em frente a Semus

Publicado em: 07/02/2024 por João Rodrigues

Secretaria de Trânsito e Transportes

Blitz educativa para prevenir acidentes de trânsito no Carnaval tem continuidade na Avenida Babaçulândia

Ação educativa foi realizada nesta quarta na Avenida Babaçulândia em frente a Ciretran (Foto: João Rodrigues)

Com o tema “Paz no trânsito começa por você”, foi realizada na manhã desta quarta-feira (07), a segunda blitz educativa do período de pré-carnaval promovida pela Secretaria Municipal de Trânsito e Transportes (Setran). O local escolhido foi a Avenida Babaçulândia, em frente a Circunscrição Regional de Trânsito (Ciretran), parceira do município na campanha.

Os agentes abordaram, entregaram material educativo e deixaram um breve recado aos condutores de automóveis e motocicletas sobre a importância de obedecer à legislação de trânsito para evitar acidentes, principalmente nos dias de Carnaval.

Na ação vem sendo enfocado que os condutores não podem dirigir sob efeito de bebida alcoólica, devem usar o cinto de segurança, dispositivo de retenção infantil de acordo com a idade, e os motociclistas devem usar capacete afivelado na jugular, capacete no prazo de validade, viseira baixa, e calçado fechado, dentre outras.

“Nós percebemos que em sua maioria os motoristas não usam cinto de segurança. O uso do cinto é obrigatório e o não uso é passivo de multa e de perda de pontos na carteira”, reforçou a coordenadora do Departamento de Educação para o Trânsito, Terezinha Miranda.

A servidora Cristina Rodrigues lembrou que as blitzes educativas iniciaram dia 06 e prosseguirão até a próxima sexta-feira (09), com foco na prevenção de acidentes no período carnavalesco.

“Então nós pedimos que se forem beber não dirijam e se for beber chame um aplicativo, um amigo, mas não dirija para colocar em risco sua vida e, principalmente, a vida das outras pessoas”, apelou Cristina Rodrigues.

Presente na ação, a diretora da Ciretran, Jamaica Araújo, disse que a campanha educativa é muito importante para preservar vidas humanas.

“A parceria do Detran com a Prefeitura de Imperatriz, por meio da Setran, é muito importante para conscientizar as pessoas sobre a importância de obedecer às leis de trânsito. Esta conscientização, com certeza, vai ajudar na redução dos acidentes de trânsito no Carnaval”, previu Jamaica Araújo.

Dentre os condutores a campanha foi bem recebida, como foi o caso do vendedor Jailson Santos Fonseca. “Acho muito importante essa conscientização das pessoas, isso é um gesto muito lindo que eu acho. Sempre que tem blitz eu paro, apoio, porque é muito importante”, disse o vendedor.   

Trânsito e Transportes